Imagem destaque notícia Canta Natal reúne estrelas do Espaço de Música em noite de homenagens, reconhecimento e premiação

08/12/2017 - 17:03 Ação Social, Habitação e Defesa Civil

Consagração é o que define a noite de quinta-feira (07) quando alunos e professores do Espaço de Música Ermelindo Ferreira de Oliveira levaram ao palco do Teatro Municipal João Guimarães Rosa as apresentações da edição 2017 do Canta Natal. Evento com casa lotada, o Canta Natal apresentou o resultado do trabalho realizado com os alunos que fazem parte do Projeto Tocando o Futuro. Na plateia, a prefeita Renata Cristina Silva Borges e pais ávidos pela apresentação dos filhos, além dos secretários Fabianni Gonçalves Antônio (Ação Social), Cílio Vargas (Finanças), Geraldo Adriano (Obras e Infraestrutura Urbana), Eliane Martins (Juventude, Esporte e Lazer), Eduardo Borges (SEDETUR) e Luiz Guerino (Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

Na abertura do evento, a secretária Fabianni Gonçalves Antônio destacou o trabalho realizado por toda equipe do Espaço de Música que atende gratuitamente 201 alunos com idade entre 8 e 70 anos com iniciação musical. “O Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira é um projeto social criado em 2009 pela Prefeitura Municipal de Araporã no âmbito da Secretaria Municipal de Ação Social, Habitação e Defesa Civil em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e com o apoio financeiro de Eletrobras Furnas, destinado ao fomento da cultura, educação e inclusão social. Tem como propósito desenvolver a educação musical através das aulas teóricas, práticas e canto coral, e seu objetivo é promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Por isso temos muito orgulho desse projeto. Sejam todos muito bem vindos”, disse.

O evento teve início com a apresentação dos alunos que foram destaque durante o ano. Logo em seguida o conferencista Eraldo Melo deixou uma mensagem de otimismo e inspiração abrindo oficialmente o casting de estrelas e as apresentações que resumem o trabalho anual do Espaço de Música.

A primeira apresentação da noite foi Noite Santa. Executada por alunos e professores do Espaço de música a apresentação foi acompanhada de encenação teatral, reproduzindo o nascimento de Cristo.

Na sequência, alunos e professores executaram apresentações apoteóticas, como Simply the Best, Brasileirinho, Um passo só, Oh Minas Gerais, pout porri (Vidinha de balada, Mala falsa e Eu sei de cor), Carruagens de fogo, 9ª Sintonia, Cobertor, Randevu 4 e Noite Feliz.

O Canta Natal abriu espaço para apresentação dos alunos veteranos que iniciaram a vida musical junto com o Projeto Tocando o Futuro, em 2009, e hoje seguem carreira na música.

A última apresentação da noite reuniu alunos dos instrumentos musicais e do coral em uma performance que fez jus às celebrações de natal.

Profissionalização

Emocionada, a prefeita Renata Cristina Silva Borges vibrou em cada apresentação. Portadora de boas notícias, a prefeita disse que a partir de ano que vem, o Espaço de Música passará por uma profunda formatação no processo de ensino. O objetivo é formar profissionais para o mercado de trabalho. Hoje o Espaço de Música exporta talentos para outros projetos comerciais e sociais. Alunos veteranos já trabalham como professores de música, enquanto outros consolidam a carreira apresentando em eventos e casas de shows.

Outra importante conquista do Espaço de Música foi a aprovação de cinco alunas do projeto para a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. As alunas estão ensaiando com outros 170 alunos para as apresentações de fim de ano que vão acontecer em Itumbiara. As alunas selecionadas foram Elyssa Lima Mendonça, Larissam Silva Sales Souza, Ester Elias Patrício, Izadora Nascimento Rocha e Melina Jhulia.

Premiação

Com o objetivo de incentivar os alunos, a Prefeitura de Araporã presenteou sete alunos como incentivo e recompensa pelo esforço. Ester Elias Patrício foi presenteada com um violino. Douglas Cardoso recebeu como presente um trompete. Nathan Chagas foi presenteado com um teclado. João Carlos, Gustavo Dayan e Maria Eduarda receberam um violão, cada. E, por fim, Caio Luciano, que foi presenteado com um cajón.

Equipe

O Espaço de Música conta com uma grande equipe de professores altamente qualificados como Cristiano Faria, Yago Silva Lourenço, Eli Ferreira, Elias Ferreira, Cleber Ferrari, Matheus Felipe de Freitas, Marcelo Borges e Neusa Alves Raulino, além da coordenação administrativa a cargo de Eleide Alves Ribeiro e pessoal de apoio.