Imagem destaque notícia CARRETA DO HOSPITAL DE AMOR REALIZA 90 ATENDIMENTOS EM ARAPORÃ

CARRETA DO HOSPITAL DE AMOR REALIZA 90 ATENDIMENTOS EM ARAPORÃ

26/09/2018 - 08:37 Saúde

Parceria entre Prefeitura, Secretaria da Saúde e entidade referência ofereceu exames preventivos para câncer de próstata e de colo de útero. Ação contou ainda com palestra educativa sobre prevenção
A cidade de Araporã recebeu na quinta-feira (20) a Carreta de Prevenção ao Câncer do Hospital de Amor de Barretos (conhecido como Hospital de Câncer de Barretos). A ação foi possível graças à parceria entre a Prefeitura, Secretaria da Saúde e Hospital de Amor que, em Araporã, tem como coordenadora a secretária da Saúde, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira. A estrutura ofereceu gratuitamente exames preventivos para homens e mulheres, como a coleta de sangue para o PSA cuja alteração pode indicar câncer de próstata e o Papanicolau, importante para detectar câncer de colo de útero.
Os pacientes atendidos (40 homens com o PSA e 50 mulheres com o Papanicolau) foram encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (PSF 1, 2 e 3). A coleta do material ficou a cargo da equipe técnica do Hospital de Amor.
A prefeita Renata Cristina Silva Borges, o vice-prefeito Roberto Wanderley do Nascimento, os secretários Carla Ferreira de Oliveira Teixeira (Saúde), Cristiane Maria da Silva (Educação e Cultura) e Geraldo Adriano Costa (Obras, Infraestrutura e Planejamento), dentre outros, prestigiaram o início da ação.
Paralelo à coleta de material para exame foi realizada palestra sobre prevenção ao câncer de colo de útero e de próstata. A palestra ministrada pela enfermeira Suelen Tesoni (Hospital de Amor) foi realizada no plenário da Câmara Municipal.
Na palestra, a enfermeira chamou a atenção para a importância da prevenção e da realização dos exames. Esses cuidados podem detectar o câncer no seu estágio inicial e garantir que o paciente tenha um tratamento rápido e eficiente.
Essa ação do Hospital de Amor tem por objetivo ampliar a prevenção e conscientizar a população sobres os riscos do câncer. É uma oportunidade de prevenir e realizar exames de qualidade. Além disso temos a palestra que nos traz orientações eficaz que esclarecem, informam e podem melhorar a qualidade de vida de todos”, disse
Na palestra apresentada em Araporã o público pode acompanhar que é possível reduzir os riscos com hábitos saudáveis, alimentação adequada, abstenção ao fumo e bebidas alcoólicas, entre outras práticas de qualidade de vida. Em todos os casos, o diagnóstico precoce e tratamento adequado são os principais fatores para redução da mortalidade.
Ao final do evento, Carla Ferreira agradeceu toda a equipe da Carreta de Prevenção ao Câncer do Hospital de Amor e disse ter muito orgulho em ser colaborada das ações da entidade. Ela também agradeceu o apoio de todas as secretarias do governo municipal e aos servidores da saúde que não mediram esforços para colaborar com os atendimentos da Carreta do Hospital de Amor.