Imagem destaque notícia Cartão de Vacinas é tema de treinamento para agentes de saúde

Cartão de Vacinas é tema de treinamento para agentes de saúde

01/09/2017 - 08:50 Saúde

Com apoio da Secretaria da Saúde e da Prefeitura de Araporã, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou na tarde de quarta-feira (30) mais um importante treinamento para os agentes comunitários de saúde. Como acontece uma vez por mês, o NASF oferece o treinamento para os agentes que lidam diretamente com a atenção básica. Nesse mês o assunto escolhido foi o Cartão de Vacinas. O treinamento foi ministrado pelas enfermeiras padrão Ana Paula Costa e Marcela Cristina Borges Lemes, profissionais que atuam nas Unidades de Estratégia da Família (ESF) do município. O treinamento foi acompanhado por Juliana Fernandes da Silva, Marcos Pereira da Silva e Alecssandra Aparecida Ribeiro, membros da equipe do NASF.

O acompanhamento dos cartões de vacina é uma das atribuições fundamentais e prioritárias no trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS), principalmente a verificação periódica da Caderneta de Saúde da Criança, desenvolvendo ações de prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde.

As orientações sobre vacina que podem ser fornecidas durante as visitas domiciliares ou em reuniões com a comunidade são: divulgar campanhas de vacina, espalhando a notícia para o maior número de pessoas; identificar os conhecimentos, dúvidas, crenças, mitos, tabus e preconceitos sobre as vacinas, estimulando a reflexão sobre os benefícios para a saúde da comunidade; acompanhar o usuário em esquema vacinal e orientá-lo quanto à importância de concluir todas as doses prescritas; Devem ser orientados a procurar a UBS: os usuários que não tiverem o registro (cartão e caderneta de vacinação) da aplicação das vacinas; aqueles que não comparecerem no dia agendado para a vacinação; os usuários que não tiverem a marca (cicatriz) da vacina BCG no braço direito, após seis meses da aplicação da vacina; e também aqueles que apresentarem qualquer queixa após a aplicação da vacina; identificar pessoas vítimas de agressão por animal e encaminhá-los à unidade básica de saúde para avaliação e profilaxia da raiva humana, quando necessário; orientar os donos de cães e gatos sobre a importância da vacinação antirrábica canina e felina; compartilhar com a equipe da Unidade de Saúde as informações colhidas durante a visita domiciliar.

O incentivo ao cumprimento do calendário vacinal e a busca ativa dos faltosos às vacinas estão entre as principais ações de saúde, diminuindo assim, doenças e mortes por causas infecciosas e preveníeis.

O ACS tem um papel importante no acolhimento, pois é um membro da equipe que faz parte da comunidade, o que ajuda a criar confiança e vínculo, facilitando o contato direto com a equipe.
É necessário que exista entre a comunidade e os profissionais de saúde uma relação de confiança, atenção e respeito. Essa relação é uma das principais características da reorganização do processo de trabalho por meio da Saúde da Família e se dá na medida em que os usuários têm suas necessidades de saúde atendidas.

O ACS, quando exerce suas atribuições de maneira adequada e dedicada à saúde da população, é um ator fundamental da equipe de ESF, visto que pode utilizar sua capacidade de comunicação com os moradores para exercer um papel de liderança na comunidade. E é por isso, que o NASF procura levar a esses profissionais o maior número possível de informações e conhecimentos para que a população seja bem atendida e orientada.