Imagem destaque notícia Cavalgada da Solidariedade abre programação da Festa do Peão de Boiadeiro

Cavalgada da Solidariedade abre programação da Festa do Peão de Boiadeiro

07/08/2017 - 16:12 GECOM/Eventos Educação e Cultura

O pontapé inicial para 16ª Festa do Peão de Boiadeiro de Araporã foi marcado pela Cavalgada da Solidariedade que aconteceu no sábado, 05 de agosto. O produtor rural Hermógenes Borges abriu as portas a sua propriedade rural (Fazenda Mutum) para a concentração das comitivas e ponto de partida para a cavalgada que reuniu milhares de pessoas, dentre elas, a prefeita Renata Cristina Silva Borges; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Araporã (SINPRA), Gilson Pereira; o presidente da comissão organizadora da festa, Eduardo Ribeiro Borges; e o presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Roberto Ribeiro, o Xinguinha, além de secretários da administração e vereadores.

Produtores rurais e comitivas de cavaleiros e muladeiros de Araporã e de várias cidades da região garantiram o espetáculo, fazendo da cavalgada uma prévia da Festa do Peão de Boiadeiro que vai acontecer entre os dias 10 e 13 de agosto.  A festa é o evento mais tradicional no calendário festivo do município e que, durante seis anos, foi deixada de lado. Com realização da prefeitura e apoio de grandes parceiros, a atual administração assumiu o compromisso de resgatar a tradição. A Festa do Peão traz nesse ano muitas inovações.

Pegando carona nesse conceito inovador, a Cavalgada da Solidariedade também se reinventou. Além de recepcionar os convidados, a prefeita Renata Borges e o presidente da comissão da festa, Eduardo Borges, assumiram o papel de puxar as comitivas durante todo o trajeto. Outra inovação foi o resgate cultural. Em parceria com o produtor rural Luiz Andrade, um carro de boi foi a grande atração da cavalgada.

Ao chegar na cidade, a cavalgada ganhou as ruas de Araporã chamando a atenção da comunidade que há anos não testemunhava esse tipo de evento. Por onde passou, a cavalgada despertou a curiosidade, especialmente, pela beleza da rainha do rodeio, Yasmin Martins e das princesas Rafaela da Costa Lima e Natthielly Ferreira Marques.

As comitivas e autoridades foram recepcionadas no local de realização da festa, no Setor Liberdade, às margens da Avenida Santa Bárbara. Ali a prefeita parabenizou cada integrante e agradeceu o engajamento e cada um na cavalgada e na realização da festa. Ela destacou cada colaborador e parceiro e, ao lado do presidente da Câmara, entregou a premiação simbólica aos destaques da cavalgada. Os destaques foram para: a melhor traia de muladeiro (Abner - Canápolis), cowboy melhor traiado (José Alves de Faria - Araporã), cowgirl melhor traiada (Maise Povoado dos Bálsamos), melhor comitiva (Pé Na  Estrada – Povoado dos Garcias), cavaleiro mais jovem (Maycon Bruno – 7 anos - Ituiutaba), cavaleiro das gerações (Luiz Andrade – Itumbiara), cavalo mais bonito (Lusitano – Itumbiara) e melhor comitiva muladeiros (Simprão de Tudo – Canápolis). O produtor Antônio Pereira Cortes “Antônio do Ico” (Itumbiara) pela participação com o carro de boi. A troféu de premiação foi criado e produzido pela equipe do Departamento de Cultura. A prefeita Renata Borges agradeceu toda a equipe da cultura e parabenizou pela dedicação.

“Começamos bem a 16ª Festa do Peão de Boiadeiro de Araporã. Cada um de vocês ajudou a mostrar que teremos uma festa muito bonita e à altura do nosso povo e das comunidades que vão nos visitar entre os dias 10 e 13 de agosto”, disse a prefeita. Se dirigindo aos representantes de comitivas, Renata Borges acrescentou: “Sem a participação de vocês não conseguiríamos realizar um evento tão bonito e organizado como esse”, assinalou ela com orgulho e com a certeza do dever cumprido.

O dia de festa teve continuidade com um grande almoço de confraternização e música ao vivo. O grupo Forró dus Bons animou as comitivas que responderam com dança no pé e muito jogo de cintura,

A Cavalgada da Solidariedade consagrou-se como a festa da democracia, da união e da parceria, lavando à comunidade araporense momentos de alegria, diversão e resgate da cultura e da história da cidade.

16ª Festa do Peão de Boiadeiro

Enquanto isso, a Prefeitura dá ritmo e impulsiona os trabalhos no complexo que vai receber a Festa de Peão de Boiadeiro. Uma grande estrutura está sendo montada para receber com conforto e segurança o público de todas as cidades vizinhas que farão de Araporã a “capital regional do country”.

A festa que terá início no dia 10 (quinta-feira) traz consigo o conceito de socialmente responsável. De quinta a sábado, a bilheteria será liberada, mas a comissão vai arrecadar donativos que serão destinados a entidades de filantropia do município. No dia 10, a atração artística ficará por conta da cantora Valéria Barros (a entrada será um litro de óleo de soja). No dia 11, tendo como atração o Trio Parada Dura, a entrada será um litro de leite em caixinha (UHT).  A dupla Hugo e Ray e o artista da casa Lucas Viola serão a atração do sábado, dia 12, que terá como entrada um pacote de copo descartável para água ou café.

A única bilheteria dos quatro dias de festa será no domingo (13). Com show da dupla Zé Neto e Cristiano, a entrada custará R$ 20,00 e será revertida ao Hospital de Câncer de Barretos.

Essa foi a forma que a comissão organizadora, em parceria com a prefeitura, SINPRA e Câmara de Vereadores encontrou para ajudar as entidades e o hospital que todos os meses recebe centenas de pacientes de Araporã que fazem tratamento contra o câncer.