Imagem destaque notícia CEMEI ANTÔNIO RABELO REÚNE PAIS E ALUNOS PARA ENCERRAR ATIVIDADES DO DIA DO FOLCLORE

04/09/2018 - 16:56 Educação e Cultura

Foi com reunião de pais que o Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Rabelo encerrou as atividades comemorativas do Folclore. O evento aconteceu na noite de quinta-feira (30) e contou com a presença de pais, alunos, professoras, monitoras e servidoras. Para marcar o encerramento das atividades, as professoras do CEMEI ficaram responsáveis pelas apresentações. Caracterizadas com os personagens lendários, a equipe foi apresentada aos pais.Através de histórias, causos, contos e lendas, durante toda a semana a escolha trabalhou com os alunos o Folclore Brasileiro. Personagens como Boitatá, Boi-Bumbá, Cuca, Curupira, Boto-Rosa, Saci-Pererê, Sereia dentre tantos outros fizeram parte das atividades trabalhadas em sala de aula.

O Dia do Folclore é comemorado no Brasil e no mundo no dia 22 de agosto. A criação da data comemorativa do dia do folclore brasileiro foi oficializada pelo Congresso Nacional Brasileiro no ano de 1965. Com a aprovação, foi oficialização que todo dia 22 de agosto seria destinado as comemorações do folclore brasileiro, sendo que até hoje a data é lembrada em várias escolas do Brasil.

No ambiente escolar o folclore brasileiro apresenta inúmeros elementos a serem apresentados e desenvolvidos com a criança.

É uma tradição cultural de um povo, onde costumes, lendas, crenças e festas populares são transmitidos de geração em geração. A riqueza das histórias e de personagens permite às escolas, educadores e professores trabalhar o folclore no enriquecimento do processo de ensino dos alunos.

As apresentações foram encerradas com a peça teatral “O aniversário do Saci” e logo em seguida, os professores se reuniram com os pais para discutir assuntos de interesse dos alunos. A noite foi encerrada com lanche de confraternização oferecido pela direção do Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Rabelo.