Imagem destaque notícia CEMEI Professora Erotildes apresenta resultado do Projeto Pequeno Leitor

CEMEI Professora Erotildes apresenta resultado do Projeto Pequeno Leitor

01/12/2017 - 15:36 Educação e Cultura

Alunos e professores do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Erotildes Silva Menezes apresentaram na noite de quinta-feira (30) o resultado da 6ª edição do Projeto Pequeno Leitor. Intitulado “Valores e Sentimentos, o evento aconteceu no Teatro João Guimarães Rosa e contou com a presença dos pais e convidados.

Pequeno Leitor é um projeto desenvolvido pela unidade de educação infantil e surgiu com o intuito de resgatar valores necessários para a formação e o desenvolvimento dos alunos, além da importância da literatura infantil e incentivar a formação do gosto pela leitura na idade em que todos os hábitos se formam, ou seja, na infância. Visa ainda tornar os alunos em grandes leitores, envolvendo família, comunidade e escola através do lúdico e da imaginação de cada criança. A preparação é feita em sala de aula. Uma prévia do projeto foi apresentada no dia 28 de novembro, quando os professores e os pais dos alunos testemunharam uma pequena mostra do seria levado aos palcos do Teatro João Guimarães Rosa.

A abertura do evento foi feita pela turma do maternal 1A das professoras Françoise e Roseli Rita, com o reconto “A boca do Sapo”. A segunda apresentação foi feita pela turma do maternal 1B, das professoras Maria de Lourdes e Karmene que enfatizaram o cuidar do corpo. A apresentação foi contada em cima da história “Florzinha Amiga”.

Cinco Patinhos foi o tema da terceira apresentação. Devidamente caracterizados, os alunos do maternal 1C e as professoras Elismar e Mineia levaram ao palco a importância da aceitação, construção da autoimagem e autoestima, trabalho elaborado através do livro “O Patinho Feio”.

Bonequinhas na Fazenda foi o tema a apresentação da turma do maternal 2A. O desempenho dos alunos foi animado pela música “Seu Lobatom tinha um sítio”.

A música “O Pato”, de Vinícius de Moraes emprestou magia à apresentação da turma do maternal 2B. Os alunos das professoras Roseli Maria e Maria José encantaram a plateia a encenar a história do livro “Pato Magro e Pato Gordo”.

Com a mensagem somos todos diferentes com necessidades diferentes, os alunos do maternal 3ª. Coreografados pelas professoras Geisiane e Luciana apresentaram a história “Uma Joaninha Diferente”. A apresentação foi executada ao som do pout porri “Você vai gostar de mim” e “Dia de alegria”.

A turma do maternal 3B teve como fonte de trabalho o livro “Quando me sinto feliz”. Para compor a apresentação as professoras Renata e Maria José utilizaram a música “12 coisinhas a toa que me fazem feliz”.

A última apresentação da noite teve como protagonistas os alunos do pré 1. A professora Polyana Borges teve a sensibilidade de levar ao palco uma encenação emocionante inspirada no livro “O noive da Ratinha”, ambientada com a música “O rato”.

No encerramento, a diretora do CEMEI Professora Erotildes Silva Menezes, Anyely Guimarães falou que a culminância do projeto é a realização de um sonho. “Falta-nos palavras para agradecer o empenho de cada um: alunos, professores, toda equipe do CEMEI estão de parabéns. A vocês, pais, muito obrigado pela confiança e deixar seus filhos sob os nossos cuidados. É com muito orgulho que cuidados do seu maior patrimônio”, assinalou.

Acontece hoje aos trinta dias do mês de novembro de dois mil e dezessete a 6ª Edição do Projeto Pequeno Leitor, idealizados pela Diretora Anyely Guimarães Oliveira e as supervisoras Luana Cavalcanti e Osneila Oliveira e toda a equipe do CEMEI EROTILDES. O projeto surgiu com o intuito de resgatar valores necessários para a formação e o desenvolvimento de nossas crianças, além da importância da literatura infantil e incentivar a formação do gosto pela leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. Visando ainda tornar nossos pequenos em grandes leitores, envolvendo família, comunidade e escola através do lúdico e da imaginação de cada criança.

Este ano o tema do projeto foi VALORES E SENTIMENTOS, e teve início no dia 01/09/2017, na primeira semana de setembro. Os trabalhos realizados pelas professoras na sala de aula foram apresentados no último dia 28/11/2017 com mostra no CEMEI EROTILDES. E hoje dia 30/11/2017 será a culminância com as apresentações das nossas estrelas.