Imagem destaque notícia CMDCA APROVA PROJETOS DE CULTURA E ESPORTE QUE VÃO ATENDER APROXIMADAMENTE 600 CRIANÇAS E ADOLESCENTES

22/02/2019 - 13:31 Educação e Cultura Juventude, Esporte e Lazer

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araporã (CMDCA) aprovou nessa semana dois importantes projetos sociais que irão beneficiar a comunidade nas áreas da cultura e do esporte. O primeiro desses projetos intitulado “Educando com Música” será implantado pelo Espaço de Música Ermelindo Ferreira de Oliveira, e o segundo “Projeto Aluno Bom de Bola, Aluno Bom na Escola” ficará a cargo da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.

Através dos projetos, serão beneficiadas crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social. As atividades serão desenvolvidas em contraturno escolar. Os projetos visam fazer um acompanhamento escolar de todos os alunos nos aspectos comportamentais, assiduidade (evasão escolar), desenvolvimento cognitivo, social e cultural, para que os professores possam fazer intervenções nas condutas dos mesmos a fim de reverter tais problemas.

Os projetos apresentam ainda como objetivos a promoção ao intercâmbio social, a autonomia e a solidariedade por meio da música e do esporte; promoção do aprendizado em grupo, da cooperação e da parceria; incentivo à atuação musical e esportiva como alternativa de prevenção às drogas e outros aspectos que possam acarretar problemas a essa faixa etária, preenchendo tempos ociosos e estimulando o aprendizado. Ambos projetos proporcionaram a oportunidade à participação em eventos culturais e esportivas na cidade e região; promovendo a descontração física e mental, estimulando o trabalho em grupo e a convivência comunitária.

Após ser votado e aprovado pelo CMDCA, os projetos seguem agora para apreciação da Comissão de Avaliação e Monitoramento. Os recursos serão custeados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e contará com apoio da Prefeitura de Araporã.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação