Imagem destaque notícia CMDCA finaliza semana da Campanha Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18/05/2018 - 15:10 Ação Social, Habitação e Defesa Civil

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Araporã através da Secretaria da Ação Social realizaram nos dias 17 e 18 grande movimento nas escolas e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para falarem sobre a Campanha Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para a secretária de Ação Social, Fabianni Gonçalves Antônio a semana foi de grande importância para toda a sociedade araporense. “Nossas crianças foram conscientizadas da importância dessa semana, elas aprenderam muito sobre os diversos tipos de violências, como denuncia-las e também como ajudar um colega que enfrenta o problema” disse.

Durante as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos os alunos puderam aprender mais sobre os diversos tipos de violência contra crianças e adolescentes, as formas de denunciar e a importância do diálogo dentro de casa.

Nas escolas municipais e estadual também foi realizada grande movimentação.           Em cada escola grupos compostos por psicólogos, assistentes sociais e conselheiros tutelares percorriam as salas de aula, visando o debate entre os alunos, esclarecendo sobre o assunto e as formas de denunciar atos que infligem os direitos da criança e do adolescente.

Nos CEMEIS Erotildes, Antônio Rabelo e na EMEI Lápis de Cor as crianças puderam aprender mais sobre o assunto, com músicas e teatro . Nas escolas Olintha de Oliveira Vale, Prefeito Wilmar e Estadual Mário Sidney Franceschi os alunos realizaram debates citando casos conhecidos sobre violência e puderam conhecer de perto como funciona o trabalho daqueles que visam a proteção e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Araporã conta com diversos instituições que garantem esses direitos: o Conselho Tutelar, o CMDCA e o Núcleo de Proteção Social e Especial (NAPSE) que objetivam desenvolver o respeito aos direitos da criança e do adolescente.