Imagem destaque notícia COM DIA D, ARAPORÃ ALCANÇA 78% DE COBERTURA VACINAL NA CAMPANHA CONTRA A PÓLIO E SARAMPO

22/08/2018 - 15:58 Saúde

Meta do município é chegar a 100%. Para isso, vacinação segue nos PSFs até o dia 31

No sábado, dia 18 de agosto, aconteceu o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite. O município de Araporã preparou uma grande cruzada para garantir 100% de cobertura vacinal. E essa cruzada teve início no dia 06 de agosto. O Dia D aconteceu no PSF 1 e 3 (Centro) e contou com a presença da secretária da Saúde, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira e toda equipe da saúde. Representantes do Rotary Club Araporã também prestigiaram a campanha. O Rotary Internacional foi uma das instituições que financiaram a vacina contra a pólio e abraçou a cruzada mundial contra a doença, contribuindo para erradicar a pólio em quase todo o mundo.
Além de vacinar as crianças com idade entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias, o Dia D foi aproveitado par colocar o Cartão de Vacinas em dia. Dessa forma, crianças que ainda não tinham recebido doses de vacinas como a febre amarela, por exemplo, tiveram a oportunidade de ser imunizadas.
Enquanto as equipes trabalhavam nas salas de vacinas, equipes diferentes da Secretaria da Saúde se desdobravam nas diversas atrações recreativas voltadas para as crianças, como o Trenzinho da Alegria que transportou pais e filhos, a distribuição de balas e pipoca e o pula-pula. O casal Zé Gotinha e Maria Gotinha foi uma atração à parte e levou alegria e diversão aos pequenos.
Para quem perdeu o Dia D, a vacina contra a Pólio e Sarampo segue na rede pública até o dia 31 de agosto. Para isso, os pais devem levar os filhos a uma das unidades dos PSF 1 (Centro) ou PSF 2 (Alvorada) com o Cartão de Vacinas e Cartão SUS. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. As demais vacinas do calendário vacinal também podem ser atualizadas.
Avaliação
Conforme o levantamento da Secretaria da Saúde, no Dia D 147 crianças foram vacinadas. Mas, desde o dia 06 de agosto quando a campanha foi iniciada, mais de 78% do público alvo já recebeu a dose da vacina. A meta é chegar aos 100% até o dia 31 de agosto. Segundo dados do Ministério da Saúde, Minas Gerais conseguiu até agora imunizar 40% do público alvo. A próxima etapa da campanha será a busca ativa através dos agentes comunitários de saúde.
É importante destacar que, graças às estratégias adotadas pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal da Saúde, Araporã é a única cidade que faz parte da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia (SRS) a conseguir 100% de cobertura vacinal nas campanhas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A SRS é composta por 18 municípios. Esse índice coloca Araporã com classificação de risco muito baixo para doenças consideradas ressurgentes no país, como o sarampo, a poliomielite, dentre outras.
Mesmo com uma avaliação positiva da SRS, a Secretaria da Saúde diz que é preciso redobrar a atenção e as estratégias para que o município continue cumprindo com as metas do governo e garantindo que a população tenha saúde e qualidade de vida.
Ressurgência
Conforme o Ministério da Saúde, atualmente o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 5.630 permanecem em investigação. Já em Roraima, foram 296 casos confirmados e 101 continuam em investigação.
Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017. Casos isolados, relacionados à importação, foram identificados em São Paulo (1), Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (1) e Pará (2). As medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados. Até o momento, foram confirmados seis óbitos por sarampo, quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).