Imagem destaque notícia COM PALESTRA PARA GESTANTES DO PSF1, PREFEITURA ENCERRA ATIVIDADES DA SEMANA DA AMAMENTAÇÃO

13/08/2018 - 15:00 Saúde

A Prefeitura de Araporã, juntamente com a Secretaria da Saúde e a Atenção Básica em Saúde encerraram na manhã dessa quinta-feira (09) a Semana da Amamentação. A última reunião aconteceu com as gestantes e profissionais do PSF 1. O evento que contou com a presença da secretária da Saúde, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira e da coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Valentin Arruda, teve como palestrantes o médico Raul Pires Ferreira Borges e a nutricionista Alecsandra Aparecida Ribeiro Duarte. Também participaram do encontro a enfermeira da unidade de saúde Ana Paula da Costa e as agentes comunitárias de saúde.

Na pauta da reunião, os profissionais explicaram para as gestantes a importância do acompanhamento médico, através de consultas e exames, bem como a alimentação. Mas o carro chefe do encontro foi mesmo a amamentação. As mães receberam orientações sobre amamentação, a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, cuidados de higienização da mama antes de amamentar, a introdução gradativa de alimentos sólidos após os seis meses, dentre outros.

As mães foram orientadas ainda sobre a equipe multidisciplinar que o município disponibiliza para dar todo o suporte necessário durante a gestão, o parto e no pós-parto. Essa equipe é composta com agentes de saúde, enfermeiras, clínicos gerais, pediatra, nutricionista e todos estão capacitados para dar todo o suporte e as orientações que a futura mamãe precisar.

Ao final da reunião aconteceu sorteio de brindes para as gestantes. Os brindes foram oferecidos pelo comércio e parceiros do governo municipal. A reunião foi encerrada com um café da manhã de confraternização.