Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia COM RODA DE CONVERSA SOBRE A BANDA MARCIAL ASAS DA LIBERDADE, ARAPORÃ ABRE PROGRAMAÇÃO DA JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

COM RODA DE CONVERSA SOBRE A BANDA MARCIAL ASAS DA LIBERDADE, ARAPORÃ ABRE PROGRAMAÇÃO DA JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

27/09/2021 - 12:30 Educação e Cultura

Mais de 750 municípios mineiros estão realizando as ações propostas pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG) para 8ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Através do Departamento de Cultura, Araporã é uma das cidades cadastradas para realizar as ações do evento que foram desenvolvidas em duas etapas; uma no dia 21 e a outra no dia 22 de setembro. Todas as atividades foram desenvolvidas em cima do tema central “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”.
 
A primeira ação do município de Araporã foi a Roda de Conversa online. O evento abordou a história da Banda Marcial Asas da Liberdade e o processo de Registro que ocorreu no ano passado. O Registro é um passo importante para a proteção e promoção do bem como patrimônio cultural. Participaram da Roda de Conversa, alunos, educadores e agentes culturais, além dos consultores culturais do Instituto Ilumina.
Os agentes culturais do município explicaram o processo de catalogação da Banda Marcial Asas da Liberdade para o seu inventário e registro. Outros bens como o Parque Ecológico Antônio Rabelo e o Lago do Bem Viver Divino Borges também estão sendo catalogados para que sejam inventariados e posterior tombamento como patrimônio histórico e cultural de Araporã. Ao fim do processo, esses bens se juntarão ao conjunto de bens já tombados, como a Ponte Affonso Penna, Igreja de Nossa Senhora da Guia e a imagem de Nossa Senhora da Guia.
 
Realizada anualmente, a jornada tem um papel fundamental na discussão de políticas de patrimônio cultural, além de funcionar como um instrumento de conhecimento para a população sobre a cultura em geral. Os municípios que tiveram sua adesão à Jornada homologada e que comprovarem a realização das ações conforme a Deliberação Normativa do CONEP terão direito à pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.
Os recursos vindos do ICMS do Patrimônio Cultural são destinados à conservação e preservação desses bens culturais. Atualmente Araporã ocupa posição de destaque no Triângulo Mineiro. Com 15,08 na pontuação, o município é uma das cidades que mais investe na preservação do patrimônio cultural.
 
GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO
 

Últimas notícias