Imagem destaque notícia Combate à dengue em Araporã recebe reforço do fumacê

Combate à dengue em Araporã recebe reforço do fumacê

03/05/2018 - 18:11 Saúde

A Secretaria de Saúde de Araporã iniciou na semana passada a aplicação de Ultra Volume Baixo (UBV) com o objetivo de combater o mosquito aedes aegypti. Popularmente conhecido como fumacê, o UBV é um veículo utilizado na aplicação de inseticida que elimina o mosquito na fase adulta. A ação é realizada em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia. Na manhã de quarta-feira (02) o trabalho foi realizado no Bairro Alvorada. No período da tarde, a ação foi realizada nos bairros Zequinha Cachoeira, Centro e Primavera.

Conforme Debora Galé (diretora de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, serão realizado sete ciclos de combate com o fumacê. Esse trabalho é reforçado com a realização de bloqueios com aplicação de inseticida através de UBV leve-costal e das ações contínuas dos agentes de endemias junto à comunidade.

Para que o inseticida tenha ainda mais eficiência e consiga o máximo de cobertura, as autoridades em saúde pedem para que população abra portas e janelas das residências no período em que o veículo fumacê estiver realizando aplicação naquele setor. Dessa forma, o inseticida consegue chegar em todos os pontos das casas.

Secretária da Saúde do município, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira reconhece que a dengue é um problema de saúde pública em todo o país e que em Araporã não é diferente. Mas a secretária garante que as autoridades e as equipes de saúde não estão de braços cruzados. “Esse problema de saúde pública está sendo combatido diariamente num trabalho contínuo das equipes de endemias e pelos agentes comunitários. É importante lembrar que a maioria dos focos de dengue são encontrados no interior de imóveis particulares, como residências e quintais. A equipe de Endemias do município está trabalhando continuamente junto à Superintendência Regional de Saúde buscando orientações de combate mais ofensivo no enfrentamento à dengue e ao mosquito aedes aegypti. É importante a junção de esforços para mudarmos essa situação. Por isso, pedimos a compreensão e a colaboração da comunidade que pode nos ajudar muito adotando medidas simples de combate ao mosquito, como não deixar água parada para favorecer a proliferação do mosquito. Esse trabalho com o fumacê é muito importante por que combate o mosquito na fase adulta, mas os criadouros do mosquito devem ser eliminados. Só assim vamos vencer a dengue, a chikungunya, a zika e as demais doenças transmitidas pelo aedes”, conclama a secretária.

A Prefeitura de Araporã