Imagem destaque notícia COMBATE À DENGUE GANHARÁ REFORÇO DE FUMACÊ APLICAÇÃO DE INSETICIDA SERÁ INICIADA HOJE (24)

24/06/2019 - 09:04 Saúde

A Prefeitura de Araporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa a população que hoje (24) será iniciado o trabalho de aplicação de inseticida como estratégia de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Conhecido como fumacê, o veículo Ultra Baixo Volume (UBV) vai percorrer todos os setores da cidade. A aplicação de inseticida com o fumacê acontece sempre no final da tarde e início da manhã em um ciclo de 15 dias – aplicação por cinco dias, intervalo de cinco e mais cinco de aplicação – para garantir que as larvas virem mosquitos e estes também sejam mortos.

A orientação é para que a população deixe abertas portas e janelas nos horários de aplicação para que o inseticida possa chegar até o mosquito adulto, interrompendo o seu ciclo reprodutivo. No entanto, alguns cuidados essenciais precisam ser tomados. As tipas devem ser retiradas do varal e os cuidados com animais devem ser redobrados, como as gaiolas dos pássaros devem ser protegidas para evitar a exposição dos bichos ao inseticida.

Os cuidados também devem ser redobrados com crianças e idosos. Outra informação importante é para que a população não se exponha ao inseticida durante a aplicação do fumacê.

OUTRAS AÇÕES

A aplicação de inseticida vem complementar o trabalho diário de combate à dengue que é realizado pela equipe de combate a endemias do município. Esse trabalho consiste em visitas domiciliares em imóveis e terrenos baldios, retirada de lixo que possa acumular água, bloqueios, orientações, eliminação de focos de larvas, dentre várias outras ações.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação