Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia COMBATE AO BARBEIRO, VETOR DA DOENÇA DE CHAGAS, É LEVADO À ZONA RURAL

COMBATE AO BARBEIRO, VETOR DA DOENÇA DE CHAGAS, É LEVADO À ZONA RURAL

28/05/2021 - 09:27 Saúde

 
A equipe da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Araporã está percorrendo as propriedades rurais levando o trabalho de inspeção que faz parte do plano de ação de combate ao barbeiro, vetor da doença de chagas. Os insetos capturados são encaminhados para análise laboratorial. A medida tem por objetivo evitar a infestação do inseto e, consequentemente, a transmissão da doença.
 
Nos locais onde a equipe encontra quantidade maior de barbeiros (geralmente em ninhos de galinha e galinheiros) a equipe agenda a aplicação de inseticida para eliminar os focos e promover o controle sanitário. Além disso, os moradores das propriedades rurais são orientados a manter a vigilância e, se encontrar o inseto, o mesmo deve ser encaminhado para a Vigilância Sanitária e Epidemiológica.
 
Os barbeiros são Hemípteros hematófagos pertencentes a subfamília Triatominae, por isso são conhecidos como Triatomíneos. Se alimentam do sangue de várias fontes de animais vertebrados. A Doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário (parasito), o Trypanosoma cruzi, transmitido pelas fezes/urina do vetor, o inseto triatomíneo (barbeiro), quando defecam na pele de pessoas e/ou animais silvestres (mamíferos, aves, anfíbios e répteis) ao se alimentar de sangue.
 
GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO
 

Últimas notícias