Imagem destaque notícia COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19 DISCUTE ESTRATÉGIAS DE COMBATE À PANDEMIA EM ARAPORÃ

03/07/2020 - 07:30 Saúde Covid-19

A chefe do executivo de Araporã reuniu na manhã de quinta-feira (02) com os membros do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e diretores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A reunião aconteceu no CAIA, respeitando as orientações de distanciamento, uso de máscaras e álcool 70 % e, na oportunidade, a equipe da SMS apresentou as ações e condutas adotadas pela rede pública de saúde no enfrentamento ao covid-19, seguindo todos os protocolos e orientações da Organização Mundial da Saúde (PMS), Ministério da Saúde e Superintendência Regional de Saúde (SRS).
Durante a reunião, a equipe da Saúde apresentou os fluxos de atendimento e acompanhamento nas unidades de saúde da rede pública, o suporte aos pacientes acometidos pelo covid-19 e a suas famílias, os cuidados de prevenção, a capacitação da equipe multiprofissional, as orientações à comunidade, além de discutir os próximos passos conforme a situação demandar, tendo em vista que a apresentação desse raio X do coronavírus vai ajudar a nortear as ações a serem tomadas pela Prefeitura a partir de agora.
É importante destacar que nessa sexta-feira (03) vence o decreto feito pelo município que estabelece regulamentações para o funcionamento do comércio local. Existe uma grande expectativa em torno do novo decreto que deverá ser publicado ainda nessa semana. Na reunião, a prefeita sinalizou para uma possível flexibilização de funcionamento do comércio, desde que sejam cumpridas as medidas sanitárias e restrições severas de higiene, distanciamento e de segurança.
Segundo a prefeita, todas as medidas tomadas até agora têm por objetivo resguardar a saúde da comunidade e que, se o novo decreto não for cumprido, medidas mais duras poderão ser adotas e não descartou a possibilidade de fechamento total das atividades não essenciais. “Esse é o momento de cada um fazer a sua parte para juntos vencermos essa pandemia. A Prefeitura, através das suas secretarias e departamentos vem adotando todas as medidas sugeridas pelos órgãos de saúde e autoridades sanitárias. Eu peço para que todos se unam para que esse mal seja vencido o quanto antes sem que tenhamos mais perdas”, disse.