Imagem destaque notícia Comitiva de Araporã participa da Marcha dos Prefeitos e anuncia novidade

Comitiva de Araporã participa da Marcha dos Prefeitos e anuncia novidade

24/05/2018 - 18:47 Administração

A prefeita Renata Borges, participou da “XXI Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios”. O evento foi coordenado pela Confederação Nacional dos Munícipios – CNM e foi realizado em Brasília -DF.

Renata foi acompanhada do seu marido o agricultor, Gilson Mariano, do vice-prefeito Roberto Wanderley do Nascimento e dos secretários Cilio Vargas Ferreira (Finanças e Planejamento) e Eduardo Ribeiro Borges (Sedetur e Gecom).

A comitiva da cidade de Araporã visitou todos os stands do evento conhecendo as mais diversas informações sobre repasses de verbas para os diversos setores em especial por parte do Ministério do Turismo, aquisição de insumos e outras vantagens oferecidas aos municípios.

Na oportunidade participaram também de um evento organizado pela AMUSUH (Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas) e a Frente Parlamentar Mista, que teve como objetivo agradecer o gesto municipalista do governo federal pela importante conquista dos municípios atingidos pelas barragens das usinas hidroelétricas. Trata-se da sanção do PLC 315/2009, transformado na lei 13.661 de 08/05/2018 que aumenta de 45% para 65% os repasses da Compensação Financeira pela utilização dos Recursos Hídricos destinados às prefeituras. A referida Lei representa um aumento de mais de meio bilhão de reais nos repasses para os 729 municípios.

Araporã terá um aumento de arrecadação proveniente da CFURH (Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos) e dos royalties da Itaipu binacional aos municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados. A nova lei visa tornar mais justa a compensação pelos 41 mil km² que se transformaram em represas. As áreas cultiváveis dos municípios, agora submersas, serão melhor compensadas.

Segundo a prefeita Renata esse dinheiro será fundamental para diversas conquistas do município. “Com isso conseguiremos fazer mais e mais pelo nosso povo”. disse

Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha