Imagem destaque notícia Comunidade e unidades de ensino recebem doação da produção da horta da Escola Olintha

27/06/2017 - 09:10 Educação e Cultura

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Erotildes Silva Menezes recebeu na última segunda-feira (19), doação de hortaliças produzidas na horta da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale. A entrega foi feita pelo diretor da Escola Municipal de Formação Técnica Profissional José Inácio Ferreira, Valberto Martins. A unidade de educação infantil recebeu salsinha, couve, mostarda, alface e cebola. Outra parte da produção foi doada para famílias de baixa renda.

A doação de hortaliças faz parte do projeto de implantação de horta nas escolas criado pela Escola Municipal de Formação Técnica Profissional José Inácio Ferreira, conhecida como Escola Técnica e executado por professores e alunos do curso técnico em agropecuária da unidade de formação profissional. Até agora foram implantadas hortas na Secretaria da Educação e Cultura, nas escolas Olintha e Prefeito Wilmar, no CEMEI Antônio Rabelo e na APAE.

De acordo com a proposta do projeto, a meta é implantar uma horta em cada unidade de ensino do município. Os canteiros são implantados por alunos e professores da Escola Técnica, bem como o plantio e os primeiros cuidados com a hortaliça. A partir daí, os alunos do curso profissionalizante de técnico em agropecuária, em parceria com funcionários e alunos da unidade beneficiada fazem a manutenção.

As próximas unidades de ensino a receber a horta implantada por alunos e professores da Escola Técnica serão o CEMEI Erotildes Silva Menezes e a Escola Estadual Mário Sidney Franceschi, bem como no Hospital Municipal João Paulo II. O projeto será implantado nessas unidades no segundo semestre.

O objetivo desse projeto, além de colaborar para enriquecer o cardápio da merenda escolar, é envolver os alunos nas atividades, despertando o interesse pela alimentação saudável. Além disso, reforça o currículo dos alunos do curso Técnico em Agropecuária.

A comunidade também pode ser beneficiada com a ação da Escola Técnica. O interessado em ter uma horta no seu quintal deve procurar a secretaria da Escola Técnica para solicitar o benefício. Professores e alunos ajudam o morador a instalar a horta e fornecem todas as orientações necessárias para a produção.

A unidade escolar mantém também o programa de doação de mudas de hortaliças para pequenos produtores e para a comunidade. Mais de 2,5 mil mudas já foram doadas.

Todos os projetos desenvolvidos pela Escola Municipal de Formação Técnica Profissional José Inácio Ferreira recebem apoio e incentivo da Secretaria da Educação e da Prefeitura.