Imagem destaque notícia CONSELHO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR REALIZA VISITA TÉCNICA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ARAPORÃ

29/11/2021 - 15:00 Educação e Cultura

Os conselheiros do recém empossado Conselho Municipal da Alimentação Escolar (CAE) realizaram nessa semana visita técnica e inspeção nas dependências das escolas da Rede Municipal de Educação de Araporã. Em cada unidade de ensino os conselheiros conheceram áreas como cozinha onde é preparada merenda escolar, depósito, refeitório. Essas visitas são realizadas periodicamente e é uma das exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Durante a visita, os conselheiros aplicaram o formulário de visitas do PNAE, em que são verificados itens como número de alunos por turno, quantidade de merendeiras, variedade do cardápio, orientação nutricional especializada, utensílios e estrutura das cozinhas, condições de armazenamento dos alimentos, higiene, boas práticas na manipulação de alimentos, dentre outros.
O principal objetivo do CAE é fiscalizar a aplicação dos recursos transferidos pelo PNAE e/ou por recursos municipais e zelar pela qualidade dos produtos, desde a compra até a distribuição nas escolas, tendo como pilar de atuação as boas práticas sanitárias e de higiene.

São atendidos pelo PNAE alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas.