Imagem destaque notícia CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE APROVA METAS PARA O EXERCÍCIO 2018/2021

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE APROVA METAS PARA O EXERCÍCIO 2018/2021

13/06/2018 - 13:36 Saúde

Os membros do Conselho Municipal de Saúde de Araporã reuniram na manhã de segunda-feira (11) para avaliação e aprovação dos Indicadores e Metas da Pactuação Interfederativa para o período 2018 a 2021. A reunião aconteceu no PSF 2 (Bairro Alvorada) e contou com a presença do presidente Bruno Antônio, da secretária da Saúde Carla Ferreira de Oliveira Teixeira e membros conselheiros. Os conselheiros tiveram a oportunidade de discutir avaliar os 23 itens que fazem parte do relatório de metas.

O relatório elenca pontos como a proporção de óbitos de mulheres em idade fértil (10 a 49 anos investigados); proporção de registro de óbitos com causa básica definida; proporção de vacinas selecionadas do Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de dois anos de idade; proporção de casos de doenças de notificação compulsória imediata encerradas em até 60 dias após a notificação; número de casos autóctones de malária; proporção de cura de casos nosso de hanseníase diagnosticados; número de novos casos de sífilis congênita em menores de um ano de idade; proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano, número de casos novos de aids em menores de cinco anos; proporção e parto normal no SUS e na saúde suplementar; proporção de gravidez na adolescência; taxa de mortalidade infantil; dentre vários outros.

O município de Araporã vem conseguindo cumprir as metas anuais estabelecidas pelo Ministério da Saúde e, em diversos pontos, superando as propostas e o que preconizado pelo governo federal. Esses indicativos refletem diretamente na qualidade de vida da população e mostra a responsabilidade do poder público em gerir as políticas públicas de saúde e a gestão dos recursos municipais. Nos primeiros quadrimestres desse ano, o município aplicou 20,01% da arrecadação na saúde. Os investimentos totalizaram R$ 2.840,467,18.

É pra você que a gente trabalha