Imagem destaque notícia Conselho Municipal do Esporte empossa novos conselheiros e elege mesa diretora para biênio 2017/2019

20/11/2017 - 08:52 Juventude, Esporte e Lazer

Em reunião que aconteceu na sexta-feira (17) foram empossados dos membros do Conselho Municipal de Esporte. A reunião aconteceu na sede da Secretaria da Educação e Cultura e foi presidida por Rafael Dornelas Galé que entregou o cargo para o novo presidente que também foi eleito na mesma data. Os conselheiros foram designados através de decreto de nomeação com mandado de dois anos (2017/2019).

O Conselho Municipal do Esporte é composto por dois membros (titular e suplente) de entidades representativas da comunidade (CAIA, APAE, CEREA e Associação dos Veteranos) e por órgãos representativos do governo (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, SEDETUR, Secretaria da Educação e Cultura e Secretaria da Ação Social, Habitação e Defesa Civil).

Na oportunidade, Rafael Dornelas Galé explicou aos novos conselheiros as mudanças que serão feitas no regimento interno que regulamentam o Conselho Municipal do Esporte, tendo em vista a redefinição de pastas dentro na composição do governo. Anteriormente, o Esporte e Lazer faziam parte da Secretaria da Educação e Cultura. Hoje, com o novo reordenamento, o setor foi encampado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.

Na pauta da reunião foram discutidos assuntos que têm por objetivo fomentar o esporte e o lazer no município, dentre os quais: Projeto Rua de Lazer; Caminhada Passos que Salvam (evento que vai acontecer no dia 26 de novembro em favor do Hospital de Câncer de Barretos); Campeonato de Futsal Amigos de Todos; Campeonato de Futebol da Liga Esportiva Itumbiarense; Cadastro do município no em programas do governo federal para angariar recursos junto ao Ministério dos Esportes como o Programa Seleções do Futuro, do Ministério do Esporte e Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC); amistosos das Escolinhas de Futebol e Futsal; participação da equipe feminina no Torneio Regional de Vôlei (disputa da fase final); resultado do Campeonato de Handebol disputado na cidade de Canápolis; e a eleição da mesa diretora.

Atuação

Os novos conselheiros assumiram os cargos determinados a trabalharem em favor do esporte e lazer de Araporã, especialmente acompanhando e cobrando junto ao governo federal a aprovação do cadastramento do município em diferentes programas para aplicação de recursos em atividades locais voltadas para crianças, adolescentes e a toda a comunidade.

Um dos trabalhos já iniciados pelo Conselho é para credenciar o município junto ao ICSM Esportivo para que Araporã possa receber recursos do governo federal.

Da mesma forma o Conselho será atuante junto ao governo municipal para que o esporte e o lazer sejam contemplados dentro do orçamento anual com verbas específicas para a realização de torneios, competições, gincanas, atividades recreativas e de lazer.

O presidente eleito, Rodrigo Santana, cobrou participação ativa de todos os membros nas atividades, eventos e ações em que o esporte e o lazer estejam inseridos, sejam esses organizados pelo Departamento de Esportes ou onde a sua participação e apoio sejam solicitados.

Para discutir planos de ações e fazer uma prestação de contas, a nova diretoria do Conselho fixou a realização das reuniões a cada dois meses. Porém, por ser uma situação atípica para implementação do Conselho, a próxima reunião vai acontecer no mês de dezembro

Eleição do Conselho

Os novos conselheiros empossados elegeram a mesa diretora do Conselho Municipal do Esporte que ficou assim definida:

Rodrigo Santana (presidente)

Hugo Leonardo (vice-presidente)

Adriane Rodrigues (secretária)

Fábio Luiz (secretário executivo)