Notícia

Imagem destaque notícia CULTURA DIVULGA PATRIMÔNIO CULTURAL DE ARAPORÃ

CULTURA DIVULGA PATRIMÔNIO CULTURAL DE ARAPORÃ

 
 
O Departamento de Cultura, órgão da Secretaria a Educação de Araporã (SEMEC), está divulgando junto à comunidade os bens tombados do município como patrimônio cultural. O trabalho consiste na distribuição de calendário que apresenta a Ponte Affonso Penna - tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2012 -, e os bens móveis como a Igreja de Nossa Senhora da Guia e a imagem de Nossa Senhora da Guia (tombados como patrimônio cultural). Todas os imóveis de Araporã (públicos e privados) vão receber o material publicitário. Esse trabalho envolve equipes da Cultura e da Educação e é importante, pois conta pontos para o ICMS do Patrimônio Cultural.
Preservando os bens tombados, resgatando tradições e promovendo os valores culturais, Araporã dá um exemplo na gestão dos recursos e a prova disso é o crescimento na pontuação do ICMS do Patrimônio Cultural que subiu de 6,18 em 2017 para 14,66 na avaliação desse ano. Essa pontuação é consequência do trabalho sério realizado pela Prefeitura, Secretaria da Educação e Departamento de Cultura e garantirá no ano que vem repasse do governo estadual no valor de R$ 350 mil somente para a cultura.
Com recursos do ICMS do Patrimônio Cultural, o município promoveu a reforma da Paróquia de Nossa Senhora da Guia que ganhou nova pintura e teve a restauração do sino e das escadarias originais da igreja que também ganhou novos lustres. Faz parte do calendário da Cultura a organização e colaboração na realização de eventos e ações como o carnaval, festa junina, Festa do Peão, festa em Louvor a Nossa Senhora da Guia, Feira Gastronômica, desfile cívico-estudantil, a Banda Marcial e Fanfarra Asas da Liberdade, dentre outras.
 
GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO