Com desfile cívico-estudantil a Prefeitura de Araporã encerrou com chave de ouro a programação festiva do 26º aniversário de emancipação político-administrativo do município. O desfile aconteceu na noite de sexta-feira (27) e foi acompanhado por toda a comunidade. No palco montado na Praça Waldomira Neves Ferreira, a prefeita Renata Cristina Silva Borges recebeu autoridades do município e convidados como o vice-prefeito Roberto Wanderley do Nascimento, o presidente da Câmara Waldivino José de Lima, o deputado estadual Felipe Attiê, vereadores, secretários, dentre outros. O desfile foi organizado pela Secretaria da Educação e Cultura (SEMEC)
Unidades escolares das redes Municipal e Estadual de Ensino, bem como fanfarras do município e de cidades convidadas abrilhantaram o desfile que teve também a participação de entidades como a APAE e o CAIA, além de secretarias do governo municipal. Todos levaram para a avenida o tema do desfile que foi “Araporã – lugar de ser feliz, Com seis pelotões, O Centro Municipal de Educação Infantil não economizou em criatividade na hora de homenagear a cidade de Araporã pelo seu aniversário.
A concentração dos pelotões aconteceu na Avenida Azor Marques, de onde o desfile saiu em direção à Avenida Tancredo de Almeida Neves e a Praça Waldomira Neves Ferreira. Para anunciar a chegada dos pelotões, músicos, professores e alunos do Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira encantavam o público com apresentações impecáveis.
A primeira instituição a entrar na avenida foi a fanfarra da Escola Estadual Professor Antônio Marques, da cidade de Araguari-MG, que deu o tom do desfile para os alunos, professoras, monitoras e servidoras do CEMEI Antônio Rabelo brilharem na apresentação.
Com seis pelotões formados por alunos, professoras, monitoras, servidores em geral e equipe diretiva, o Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Rabelo foi a primeira unidade de ensino do município a se apresentar n desfile. Com muita criatividade e originalidade, o desfile encantou o público e as autoridades.
A segunda instituição a desfilar foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais que levou para a avenida os funcionários da APAE e alunos da Escola Nascer do Sol que cuida de mais trinta pessoas portadoras de necessidades especiais. A APAE prestou uma homenagem a Maria Abadia da Silva, uma das pioneiras no trabalho assistencial da entidade que faleceu recentemente.
O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Erotildes Silva Menezes foi a terceira instituição a abrilhantar o desfile e a encantar o público que acompanha o evento. A equipe diretiva, professoras, monitoras e servidores da unidade se desdobraram para apresentar uma das mais belas homenagens ao povo araporense. Retratando fielmente o tema do desfile, o CEMEI Professora Erotildes Silva Menezes mostrou muita criatividade e originalidade.
A Banda Municipal Santa Rita de Cássia impressionou pela apresentação impecável de dezenas de músicos completamente afinados com o tema do desfile. A banda da cidade de Itumbiara foi muito aplaudida ao deixar sua mensagem de feliz aniversário à cidade.
Recém implantada em Araporã, a Escola Municipal de Educação Infantil Lápis de Cor coloriu o desfile comemorativo ao aniversário da cidade e fez bonito. Com sete pelotões na avenida, a o desempenho da escola foi digno de todos os elogios. A novidade ficou por conta da apresentação do Trenzinho da Alegria, veículo que a prefeitura colocou à disposição do transporte escolar dos alunos da unidade de ensino.
Apresentando o tema “Viajando no mundo da leitura”, a Escola Municipal Prefeito Wilmar Alves de Oliveira levou para a avenida o ensinamento de que através da leitura é possível viajar sem sair do lugar e voar sem ter asas. Totalmente sincronizados, os nove pelotões levaram apara a avenida o mundo encantado das histórias infantis, prestando uma bela homenagem à cidade de Araporã e ao seu povo.
Da cidade de Araguari, a fanfarra da Escola Estadual Paes de Almeida parou o público impressionado com o som da batucada.
Com sete pelotões na avenida alunos, professores, equipe diretiva e funcionários da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale e da Escola Municipal de Formação Técnica Profissional José Inácio Ferreira retrataram a história de Araporã, suas tradições culturais, festas temáticas e resgataram a história da escola que comemora 20 anos. O tema trabalhado pelas escolas foi “Araporã – o melhor lugar para ser feliz onde foi reproduzida receptividade do povo araporense para com pessoas de todas as regiões do país que hoje ajudam formar a população local. Foi no meio do desfile que a aluna Maria Eduarda Martins, do 7º do Ensino Fundamental, surgiu surpreendendo a todos com uma bela homenagem à prefeita Renata Borges. Vestindo o vestido que a prefeita usou na posse, a aluna representou a voz do povo araporesne ao falar do orgulho de ver a cidade ser cuidada com tanta competência e dedicação. Ao final, a prefeita foi presenteada por Maria Eduarda com um ramalhe com 26 rosa, uma para cada aniversário da cidade comemorado até aqui.
Um dos pontos mais marcantes do desfile foi a apresentação da Banda Marcial Asas da Liberdade geração veteranos. Na ocasião, muitos dos integrantes da primeira banda marcial do município se reuniram para prestar sua homenagem à cidade. “Fomos os precursores da Fanfarra e da Banda Asas da Liberdade, por isso, agradecemos à prefeita Renata Borges por nos proporcionar viver esse momento mais uma vez”, afirmou o enredo que os veteranos levaram para o desfile.
Foi com muita simpatia e dedicação que alunos, professores, equipe diretiva e funcionários da Escola Estadual Mário Sidney Franceschi fizeram parte do desfile cívico-estudantil que comemorou o 26º aniversário de Araporã. A escola apresentou cinco pelotões que contaram a história da unidade e sua relação com a cidade.
Depois da passagem dos alunos, professores e as equipes de cada escola, foi a vez das secretarias da prefeitura tomarem parte da programação festiva. A primeira secretaria a desfilar foi a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer que levou para a avenida sua equipe de trabalho e os atletas das diferentes modalidades esportivas apoiadas pela prefeitura.
Em seguida foi a vez da Secretaria da Ação Social, Habitação e Defesa Civil presentear o povo araporense com uma belíssima apresentação que levou para o desfile toda a rede de atendimentos prestados pela secretaria. As oficinas do CRAS como capoeira, jiu jitsu e arte circense foi os destaques com apresentações performáticas para a comunidade. O Centro de Apoio ao Idoso de Araporã (CAIA) entidade apoiada pela Secretaria da Ação Social e pela prefeitura também abrilhantou o desfile ao levar para avenida um pelotão com dezenas de idosos atendidos diretamente pela entidade.
Conhecida e conceituada em toda a região, a apresentação da Banda Marcial Asas da Liberdade foi um show à parte dentro do desfile. Ao som da fanfarra, apresentações performáticas dos pelotões de balizas encantaram o público.
Para incendiar o desfile, a secretária da Saúde, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira surgiu na avenida liderando o pelotão da saúde. Todos os setores que integram a rede pública de saúde estavam representados no desfile. Além da secretária, servidores e médicos compraram a ideia e contribuíram para um belo espetáculo.
Quase no fim do desfile, para levantar o fôlego do público, a equipe da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos levaram para a avenida todo o aporte de atendimento e serviços realizados pela pasta.
O desfile em homenagem ao aniversário de Araporã foi encerrado pelo Departamento de Transportes quando a frota do município foi apresentada à comunidade. É através dos veículos de pequeno, médio e grande portes, aliada à força e pujança dos seus servidores que a Prefeitura de Araporã tem um importe suporte para construir o desenvolvimento e progresso da nossa cidade.
Ao final do desfile, a prefeita Renata Borges agradeceu e parabenizou a organização do desfile que ficou a cargo da Secretaria da Educação e Cultura, e colaboração da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria da Ação Social e diversos outros parceiros dentro do governo. A prefeita não economizou elogios aos professores, monitores, alunos, equipe diretiva e servidores de cada unidade de ensino pelo brilhante espetáculo apresentado no desfile.
A secretária da Educação e Cultura Cristiane Maria da Silva endossou os elogios da prefeita e agradeceu cada parceiro, como empresários, secretarias e departamentos, servidores públicos, produtores rurais, à câmara de Vereadores e à Polícia Militar pelo apoio que resultou num evento à altura do povo araporense.
Cidade de Araporã
É pra você que a gente trabalha!