A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Educação e Cultura (SEMEC), através do Departamento de Cultura, realizaram na noite de 18 de novembro o evento Afro Fashion como parte das celebrações da Semana da Consciência Negra. O evento que aconteceu na Praça da Bíblia reuniu um grande público e contou com apresentações artísticas e culturais, além de desfile. A prefeita Renata Cristina Silva Borges participou das atividades.
O evento teve início com apresentação de dança. No elenco, dançarinos caracterizados com vestimentas, maquiagem e arranjo com temas tribais africanos. Os dançarinos fazem parte da oficina de dança do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Na sequência foi a vez do educador e cantor Flávio Freire subir ao palco e mostrar o seu talento. A apresentação ganhou ritmo e percussão com a participação do Grupo Axé Tererê.
Um dos momentos mais importantes do evento foi o desfile Afro Fashion que reuniu na passarela belezas negras de várias idades.
O Grupo Swingou encerrou o evento com uma apresentação que empolgou o público.
Para Romilda Maria de Jesus, que conduziu o desfile, comemorar a Semana da Consciência Negra é debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade.
Conforme a prefeita Renata Borges, o vento cumprir seu objetivo: promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos, para que dessa forma mudanças significativas na prática social sejam percebidas e seja efetivado o desenvolvimento da consciência cidadã.
O evento teve como parceiros a Prefeitura, o CRAS, a Câmara de Vereadores e a loja Preta Dan (Uberlândia), voltada para o segmento afro.
Cidade de Araporã
É pra você que a gente trabalha!