Imagem destaque notícia EDUCAÇÃO AVALIA COMO POSITIVO O SISTEMA HÍBRIDO DE ENSINO ADOTADO EM ARAPORÃ

EDUCAÇÃO AVALIA COMO POSITIVO O SISTEMA HÍBRIDO DE ENSINO ADOTADO EM ARAPORÃ

15/02/2021 - 10:46 Educação e Cultura

Na Rede Municipal de Educação de Araporã, o desafio de retomar o novo normal teve início no dia 1º de fevereiro com o ano letivo de 2021. Há duas semanas a Secretaria da Educação oferece o sistema híbrido de ensino onde os pais podem optar pelo modelo online ou presencial. O modelo presencial atende alunos da pré-escola II ao ensino fundamental II de forma escalonada, obedecendo estudo técnico elaborado pelas secretarias da Educação e da Saúde com base nos protocolos sanitários e em conformidade com o Comitê Municipal de Enfretamento ao COVID-19.
Todas as atividades (presencial ou online) são elaboradas por professores e equipe técnica da Secretaria da Educação. As tarefas do sistema online contam com tutoramento de professores e monitores que, após realizadas pelos alunos, são devolvidas aos professores de forma remota. Na modalidade presencial, as aulas são realizadas na escola, obedecendo o limite de 50% da capacidade de público. A unidade oferece todo aparato de segurança como aferição de temperatura e higienização com álcool em gel – disponível em totem, dispenser e borrifadores - e tapete sanitizante. O uso da máscara é requisito obrigatório e a sala passa por desinfecção após cada aula. Não existe recreio e a merenda escolar é entregue no término da aula, evitando aglomeração e contato físico. Tanto no modelo online quanto presencial, os alunos cumprem jornada de duas horas diárias e contam com atividades para serem realizadas em casa.
Conforme a secretária da Educação, Cristiane Maria da Silva, os pais que optarem pelo sistema presencial vão encontrar um ambiente seguro para que os filhos possam estudar. Ela avalia como positivo os primeiros dias de adaptação ao sistema híbrido de ensino e agradece a confiança depositada pelos pais no trabalho realizado pela Prefeitura de Araporã no desafio de assegurar educação de qualidade a toda a comunidade. “Nossa meta é reintegrar nossos alunos de forma segura. Sabemos dos desafios a serem enfrentados e a nossa equipe está preparada para dar o resultado que os pais esperam e os alunos merecem que uma ensinagem de qualidade”, afirma a secretária.
Atualmente a Rede Municipal de Ensino de Araporã conta com 1,4 mil alunos matriculados nas cinco unidades da rede. Três delas estão trabalhando o sistema híbrido (Lápis de Cor – pré II; Prefeito Wilmar- do 1º ao 3º ano; e Olintha – do 4º ao 9º ano e EJA). Nos dois CEMEIS as atividades são apenas online.