Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia Educação desenvolve Dia D em favor da qualidade do ensino

Educação desenvolve Dia D em favor da qualidade do ensino

23/08/2017 - 17:51 Educação e Cultura

A educação de Araporã ganhou um importante manifesto em favor da qualidade e da evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Na noite de terça-feira (22), a Prefeitura, Secretaria da Educação e Cultura e a direção da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale realizaram o Dia da Educação. Professores, pais, alunos, equipe diretiva da escola, bem como a secretária da Educação, Cilma Laine Santos Ribeiro, a prefeita Renata Borges, a secretária da Ação Social, Fabianni Gonçalves Antônio e o vereador Reuler Cardoso Pereira prestigiaram o evento que aconteceu no Teatro João Guimarães Rosa. O evento contou com apresentação de alunos e professores do Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira.

Nesse ano será aplicada a avaliação da Prova Brasil para os alunos dos 5º e 9º anos e o evento serviu para mostrar para a comunidade, especialmente para os pais, como a escola e a Secretaria da Educação estão se preparando para a avaliação. E como a comunidade pode ajudar a escola a conquistar a meta de evolução no IDEB. “Nós acreditamos nos nossos professores, nos pais, nos nossos alunos, na equipe diretiva da escola e da SEMEC e na administração, pois sabemos que juntos podemos sim fazer a diferença que propomos na educação de Araporã”, assinalou a diretora da Escola Olintha de Oliveira Vale, Cristiane Maria Silva.

Secretária da Educação, Cilma Laine Santos Ribeiro lembrou que os pais têm uma grande parcela de responsabilidade na melhoria no resultado do IDEB. “Os pais podem e devem ajudar a escola na melhoria da qualidade do ensino e na evolução do IDEB sendo participativos na vida escolar dos seus filhos, olhem o caderno, ajudem nas tarefas de casa, venham à escola, sejam parceiros dos professores. A educação deve ser uma responsabilidade de todos. A construção da qualidade que queremos e o cumprimento das metas da educação devem ser um trabalho conjunto”, lembrou a secretária.

Como filho e aluno de Araporã, o vereador Reuler Cardoso disse ser gratificante testemunhar uma manifestação em favor da educação do município. “Em casa, eu e minha irmã tivemos exemplos de pais preocupados com a nossa educação. Eles nos incentivavam e nos cobravam resultados até atingirmos o amadurecimento necessário para caminharmos pelas próprias pernas na direção do que queríamos para nossas vidas. Ou seja: o papel dos meus pais foi desenvolver em mim e em minha irmã o hábito e o gosto pelos estudos. Se hoje somos pessoas encaminhadas na vida foi por conta dessa base que tivemos. Vocês pais, têm papel fundamental na vida escolar de seus filhos”, disse o representante da Câmara de Vereadores.

Para a prefeita Renata Borges o maior legado que um gestor público pode deixar para a sua comunidade é a educação. Por isso, o governo municipal não tem medido esforços para investir de forma responsável na educação do município. “Aproveito essa oportunidade para falar como vocês na condição de mãe. Quantas vezes somos falhos e até omissos no acompanhamento da vida escolar dos nossos filhos? Nós temos uma excelente estrutura, temos professores de extrema competência e compromissados com a qualidade, investimos 30% da arrecadação do município na educação, por isso não podemos nos acomodar com resultados que não elevem Araporã à condição de referência em qualidade e desempenho”, destacou a prefeita.

“Como gestora, não vou passar pela história de Araporã sem ter feito nada em prol da educação, em prol do futuro dos nossos filhos. Tenho visto que muitos pais estão transferindo para a escola a responsabilidade da educação dos seus filhos. Está errado. Escola, professores ministram conteúdos, transferem conhecimentos. A educação vem de berço, vem de casa. Por isso eu peço o comprometimento de cada pai para que juntos passamos construir a educação que tanto almejamos para nossos filhos”, reforçou a prefeita.

É importante destacar que 2017 é ano de Prova Brasil. Alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental serão submetidos a avaliações de português, matemática e conhecimentos gerais.

Após as considerações de cada autoridade, as especialistas da Escola Olintha de Oliveira Vale fizeram questão de informar que a unidade de ensino está empenhada nas medidas de trabalho que foram adotadas e visa a qualidade do ensino em Araporã. Nesse conjunto de medidas, destaca-se a realização de vários simulados de português e matemática com foco na Prova Brasil, aulão de português e matemática, gincanas, incentivo e premiação aos alunos, mobilizações, dentre várias outras.

O pacote de medidas adotado pela escola recebe apoio integral da Secretaria da Educação e Cultura e da Prefeitura.

Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!

Últimas notícias