Imagem destaque notícia EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CULTURAL É TEMA DE PALESTRA COM ALUNOS DA REDE ESTADUAL

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CULTURAL É TEMA DE PALESTRA COM ALUNOS DA REDE ESTADUAL

06/06/2022 - 07:00 Desenvolvimento Econômico e Turismo

A Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo, através do Departamento Municipal de Cultura, promoveu no dia 31 de maio, nesta terça-feira, às 08:00, na Escola Estadual Mário Sidney Franceschi, uma palestra com o tema: "MINHA CIDADE TEM HISTÓRIA E MEMÓRIA", contando a história do município de Araporã . Foi convidado para palestrar o colaborador, pesquisador e historiador local, Teriovaldo Marques, que trabalhou a Educação Patrimonial para os alunos da Escola Estadual Mário Sidney Franceschi.

A ação faz parte do projeto que objetiva propiciar aos jovens educandos o conhecimento e valorização dos bens históricos e culturais do município. A palestra contou com a participação da equipe técnica do Departamento de Cultura.

Com base em pesquisas e documentos, o palestrante remontou cronologicamente a história de origem de Araporã, o esforço dos pioneiros para promover o avanço histórico, o progresso cultural e o desenvolvimento econômico, culminando com o momento atual.

A Educação Patrimonial e Cultural é um tema que é trabalhado com alunos das Redes Municipal e Estadual, contemplando desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Trata-se de um trabalho de parceria que conta com a Secretaria da Educação, Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo e diversos outros colaboradores. Essa foi a primeira iniciativa do ano junto aos alunos da Escola Mário Sidney Franceschi que será trabalhar em sala de aula mostrando um pouco da história da cidade, o que ela tem de melhor e a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural e, com isso, estabelecer uma forte relação entre passado, presente e o futuro.

Dentro do projeto, os alunos vão participar de visitação pedagógica aos bens históricos, feiras literárias, debates, dentre outras atividades até a culminância que vai acontecer no segundo semestre.