Imagem destaque notícia EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL PASSAM POR CAPACITAÇÃO

EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL PASSAM POR CAPACITAÇÃO

03/03/2020 - 17:15 Educação e Cultura

A Secretaria da Educação e Cultura reuniu os professores da Rede Municipal de Ensino de Araporã para a formação oferecida pelo Sistema Etapa Público que aconteceu última terça-feira (18). Durante o treinamento foi discutido dos educadores “Como avaliar as habilidades socioemocionais”, tendo em vista que a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe as competências socioemocionais integradas às Competências Gerais e, com isso, um novo desafio à escola: desenvolver um conjunto de competências para além da área cognitiva e encontrar formas eficazes de acompanhar o seu desenvolvimento pelos estudantes.
Participaram professores, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II. Em cada módulo de ensino o tema foi trabalhado de acordo com suas especificidades. Os educadores tiveram a oportunidade de debater o assunto uma vez que as competências socioemocionais são habilidades que se pode aprender; são habilidades a serem praticadas; e são habilidades que podem ser ensinadas.
Durante o treinamento ministrado pela equipe técnica do Sistema Etapa Público os educadores tiveram a oportunidade de ver que não se desenvolve a empatia a partir da explicação do que ela é. É a partir da vivência e dos exemplos que os estudantes vão se conscientizando de seus sentimentos e das relações interpessoais e aprendendo a ser mais empáticos na prática.
A capacitação contou ainda com dinâmicas em grupo e foi encerrada com jantar na Escola Olintha de Oliveira Vale.