Imagem destaque notícia EM ARAPORÃ, INVESTIMENTOS EM SAÚDE GARANTEM RESULTADOS NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA

31/07/2020 - 09:00 Saúde Covid-19

A Prefeitura de Araporã, através da Secretaria Municipal da Saúde, deu início nesse mês a mais uma importante ação no enfrentamento à COVID-19 com aquisição de testes rápidos para testagem que será levada a aproximadamente 30% da comunidade. Realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), essa testagem atende critérios médicos e depende de avaliação clínica. O resultado é conhecido em apenas quinze minutos, o que garante um atendimento rápido e eficiente. O paciente que testar positivo terá o monitoramento feito aos familiares residentes no mesmo imóvel, de acordo com a necessidade que cada caso exigir. Nesse período, foram realizados 467 testes rápidos. Com esses números, Araporã caminha rápido para o cumprimento da meta de testagem.
Para ter um resultado eficiente, a Atenção Básica e a rede pública precisam estar bem estruturadas. E é isso que acontece em Araporã. Do acolhimento, passando pela triagem, avaliação até chegar ao diagnóstico confirmando a infecção pelo novo coronavírus, o paciente conta com uma rede preparada.
Entre os dias 20 e 31 de julho, os três PSFs realizaram 528 consultas médicas. Os casos suspeitos de COVID-19 merecem atenção ainda mais especial, uma vez que as consultas demandam mais tempo para avaliação clínica. Para melhorar ainda mais o atendimento, a Prefeitura de Araporã e Secretaria da Saúde acabam de contratar mais profissionais. Para ampliar e agilizar o atendimento nas UBS, na semana passada foi reforçado com mais duas enfermeiras. A partir da próxima segunda-feira (03/08) mais uma médica recém-contratada vai reforçar o quadro clínico dos PSFs.
No enfrentamento à COVID-19, o município de Araporã adotou várias ações e implantou diferentes medidas para conter o avanço da doença. Com os investimentos nessas duas semanas, a Prefeitura e a Secretaria da saúde estão fazendo muito além do que é estabelecido para garantir a saúde, a segurança e o bem estar da comunidade.