Imagem destaque notícia ENCONTRO DE PRODUTORES CELEBRA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

ENCONTRO DE PRODUTORES CELEBRA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

25/06/2019 - 18:44 Agropecuária e Meio Ambiente

Araporã comemorou em grande estilo a Semana do Meio Ambiente de 5 a 12 de junho, com a doação de 900 mudas de árvore nativas e exóticas, Campanha do “Juninão Lixo Zero” e inauguração do Parque Sanitário. De quebra, realizou no dia 15 deste mês, na Fazenda Estância 7 Ouro, um grande encontro do produtor rural, tudo sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAGRO).

A doação de mudas reflete o esforço da Prefeitura na recomposição do meio ambiente na zona rural e no incremento ao verde na cidade. No Juninão Lixo Zero, uma medida educativa uma vez que por ocasião da festa junina realizada no Centro de Eventos “Chico do Pim”, 12 tambores foram pintados com diferentes cores e distribuídos estrategicamente para a coleta seletiva do lixo orgânico, sólido e reciclável.

Por sua vez, a inauguração do Parque Sanitário no dia 12, representou um grande avanço do município em suas políticas de meio ambiente com repercussão em todo o Triângulo Mineiro por ter sido Araporã o primeiro dos 18 municípios do Alto Paranaíba assistidos pela AMVAP (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba) a inaugurar o seu parque de tratamento do lixo conforme prevê a Política Nacional do Meio Ambiente.

ENCONTRO DE PRODUTORES

Introduzido na programação da Semana do Meio Ambiente, o 3º Encontro dos Produtores Rurais de Araporã se notabilizou por reunir cerca de 250 integrantes da família rural e convidados em uma reunião de confraternização e palestras que começou às 8:00 horas com um café da manhã e só terminou após as 14:00 horas com a fala de agradecimentos e boas notícias da prefeita de Araporã falando aos produtores rurais.

Pela manhã, várias foram as palestras: Educação Ambiental e Comunicação Social e Revegetação, a cargo da educadora ambiental Ana Cláudia Lopes Barreto; Conservação de Energia Elétrica, pelo técnico de segurança em barragem (Furnas) Sérgio Luiz Gato; Proteção Ambiental e Segurança no Campo, a cargo da polícia ambiental de Tupaciguara; Sistema de Irrigação de Pastagem, Fossa Séptica, Fertilizantes para Pastagem e Bomba Movida a Energia Solar, pelo empresário Sebastião R. da Silva Filho. O almoço foi servido às 12:30 horas.
Empresas fornecedoras de insumos agropecuários apresentaram sistemas de irrigação e fertilização de pastagem e da utilização da energia solar na irrigação e na iluminação.

OUTRAS AÇÕES

Durante o encontro, vários setores da Prefeitura se fizeram presentes. A Secretaria de Ação Social, Habitação e Defesa Civil expôs os trabalhos artesanais feitos pelas mulheres da comunidade rural do Passa Três no Projeto de Atenção Integrada das Famílias; A SEAGRO deu início ao seu projeto de cadastramento dos produtores rurais que terá continuidade a seguir. Visa levantar meios de comunicação com o produtor rural e conhecer suas necessidades visando obter dados para o aprimoramento das políticas públicas municipais. Na oportunidade foi abordado também o Programa de Aumento da Produtividade que cuida da doação de calcário com frete zero e os serviços de gradagem de terras.

O Programa de Meio Ambiente Limpo, também da SEAGRO, apresentou aos produtores rurais seu projeto de instalação de fossas sépticas nas propriedades rurais com custo zero para o produtor. Já em fase de licitação, etapa que consiste na doação de 50 fossas com previsão para o segundo semestre deste ano.

O Programa PSF Rural, da Secretaria de Saúde, levou para o encontro equipe que ofereceu vários serviços aos presentes como tomada de pressão arterial, teste do diabetes, doação de preservativos e distribuiu folhetos explicativos relacionados à Saúde Pública.

No encerramento, a prefeita de Araporã agradeceu a todos e anunciou várias medidas de interesse do homem do campo. Entre outras, anunciou para dentro em breve a chegada da internet em toda a zona rural, a distribuição de caçambas coletoras de lixo em vários pontos do município e o encascalhamento de toda a malha viária do município. Por sua vez, o secretário da SEAGRO agradeceu a expressiva participação do produtor rural no encontro e fez questão de enfatizar o apoio que tem recebido da Chefe do Executivo. “Sua disposição para atender às necessidades do produtor rural é que impulsiona a máquina administrativa na direção do campo”, disse.

GECOM - Gerenciamento de Comunicação