Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia ENCONTRO ETAPA PÚBLICO DISCUTE COM PROFESSORES DESAFIOS DA EDUCAÇÃO E A BNCC

ENCONTRO ETAPA PÚBLICO DISCUTE COM PROFESSORES DESAFIOS DA EDUCAÇÃO E A BNCC

04/09/2018 - 16:59 Educação e Cultura

Parceria entre a Prefeitura de Araporã, Secretaria da Educação e Cultura e o Sistema Etapa Público resultou na realização de encontro com professores da Rede Municipal de Ensino na última sexta-feira (31). O evento aconteceu no Teatro João Guimarães Rosa e contou com a participação da prefeita Renata Cristina Silva Borges que fez a abertura do encontro, dos secretários Cristiane Maria da Silva (Educação e Cultura), Carla Ferreira de Oliveira Teixeira (Saúde), Eliane Santana Martins (Juventude, Esporte e Lazer), Fabianni Gonçalves Antônio (Ação Social, Habitação e Defesa Civil), Luiz Carlos Guerino (Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e João Carlos Pântano (IMPA), além dos vereadores Waldivino José de Lima “Divino Eletricista” (presidente da Câmara), Manoel Gonçalves da Silva “Manoel do Banco” e Sebastião Claudenísio da Silva “BiroBiro”.

O encontro foi prestigiado ainda por secretários da educação e representantes de vários municípios vizinhos, como Tupaciguara, Canápolis, Cachoeira Dourada, Buriti Alegre, Bom Jesus e Caldas Novas.

Durante o evento foi apresentado o material, o trabalho e a estrutura do Sistema Etapa Público que, no ano passado, foi escolhido para ser o sistema de ensino adotado para atender a Rede Municipal de Ensino de Araporã. Hoje o Sistema Etapa Público atende todos os alunos da Educação Infantil (CEMEIs Antônio Rabelo e Professora Erotildes Silva Menezes e a Escola Lápis de Cor), do Ensino Fundamental I de 1º a 4º ano (Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira) e o 5º ano do Ensino Fundamental II (Escola Olintha de Oliveira Vale). Também oferece suporte para os professores de 6º a 9º ano.

Na abertura do encontro a prefeita Renata Borges destacou a qualidade do ensino de Araporã e afirmou estar feliz com o sistema de ensino adotado pelo município e mais ainda com o trabalho realizado pelos professores e pela equipe da educação. “Numa recente pesquisa realizada no município a população avaliou a nossa educação com nota 8,5. Essa avaliação positiva é resultado do trabalho de vocês em sala de aula, da equipe diretiva e do quadro de servidores de cada escola. Vivemos um momento de revisão da escola que nos obriga a pensamos que educação queremos para nossos filhos. A escolha desse sistema de ensino foi para ajudar os professores a melhorar o processo ensino-aprendizagem e hoje vemos que estamos no caminho certo”, disse.

Para Cristiane Maria da Silva o momento de provocar as mudanças necessárias na educação é agora, tendo as novas diretrizes trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que será implantada pelo governo federal a partir do ano que vem e que estabelece metas e normas para a educação básica que é a base que define a qualidade do ensino.

O ponto alto do evento foi a palestra “A Base Nacional Comum Curricular e a melhoria do desempenho escolar” ministrada por Regina Shudo. Pedagoga e especialista em Educação Infantil, a palestrante tem um vasto currículo e experiência profissional com atuação destacada em diversas instituições de ensino.

A palestrante falou dos desafios da educação e das mudanças e inovações propostas pela BNCC. Debateu com os professores, provocou questionamentos e falou da necessidade de quebra de paradigmas no processo de ensino para que a aprendizagem do Brasil deixe a estagnação e ocupe um lugar de protagonista na formação de profissionais e de cidadãos conscientes, atuantes e críticos.

Um ponto que chamou muita atenção no encontro foi o projeto sócio-ambiental apresentado pela equipe do Sistema Etapa Público. Para trabalhar a conscientização dos alunos e dos professores, o Sistema Etapa criou a Oficina de Reaproveitamento que transforma material reciclável em arte. Uma dessas oficinas será desenvolvida no final do mês de setembro em Araporã. Utilizando garrafas pets que antes seriam destinadas ao lixo, a oficina vai criar objetos como bolsas, porta-retratos, caixas, cestas. O projeto, além de contribuir com o meio ambiente, visa dar oportunidade para capacitação da comunidade e a melhoria da qualidade de vida através da geração e renda, promovendo a sustentabilidade em diferentes níveis: educacional, ambiental e social.

 GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Últimas notícias