Imagem destaque notícia ENDEMIAS ALERTA POPULAÇÃO PARA NÃO DESCARTAR LIXO EM TERRENO BALDIO

ENDEMIAS ALERTA POPULAÇÃO PARA NÃO DESCARTAR LIXO EM TERRENO BALDIO

30/08/2018 - 15:14 Saúde

A limpeza dos terrenos baldios não é de responsabilidade do Departamento de Endemias e sim do proprietário do imóvel. No entanto, preocupada com a saúde pública, a prática tem se tornado rotina no trabalho dos agentes de combate a endemias. O Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Araporã tem fiscalizado rotineiramente os terrenos baldios para evitar o acúmulo de lixo e material que possa servir de criadouro para o mosquito aedes aegypti e de entulho que facilita a proliferação de outras pragas, como roedores e escorpiões. Da mesma forma, tem chamado a atenção da comunidade na tentativa de conscientizar para manter limpos terrenos e quintais, mas esse trabalho tem sido em vão, uma vez que se multiplica o número de terrenos com lixo e entulho.
Nessa semana, os agentes de endemias encontraram um terreno com muito lixo doméstico na Rua Otávio de Souza Rezende (P3), no Bairro Primavera. Fraldas descartáveis, material plástico, restos de comida, tudo isso foi encontrado pelos agentes que promoveram a retirada de todo o material e orientaram os moradores da região a descartar o lixo de forma correta, tendo em vista que a coleta do lixo doméstico é feita diariamente, de forma eficiente e regular, em todos os setores da cidade.
A Secretaria da Saúde alerta os proprietários para a importância de manter limpos os terrenos baldios para evitar a procriação de pragas como roedores e mosquitos e a proliferação de doenças causadas por esses vetores, como a dengue,zika vírus e chikungunya, por exemplo. Esse trabalho de conscientização vem se tornando cada vez mais intenso, com a aproximação do período chuvoso. É nesse período que aumentam, e muito, os casos de dengue, pois o lixo acumulado se transforma em criadouro para o mosquito.
É importante que os proprietários responsáveis por imóveis baldios tomem as providências necessárias e contribuam com o Poder Público Municipal para sanar problemas de saúde que podem ser causados pela falta de cuidados básicos com o lixo e entulho. A prefeitura tem feito o trabalho de limpeza, tanto na coleta do lixo doméstico, quanto na retirada de entulho e, de forma muito especial, através das equipes de endemias.
Outro fato alarmante foi identificado no leito do Córrego Alvorada que também tem sido alvo do descarte de lixo. Esse ato contribui para poluir o manancial e pode obstruir a passagem de água, provocando alagamentos em períodos chuvosos. Durante o trabalho de limpeza, equipes da Secretaria de Obras retiraram até um pneu do leito do córrego. É preciso conscientização da comunidade de que se não cuidar da cidade, a principal prejudicada é ela.
Para casos de denúncias, informações e reclamações que auxiliem na fiscalização, a Secretaria da Saúde disponibiliza os números (34) 3284-9566 (Vigilância Sanitária e Epidemiologia).