Imagem destaque notícia ENDEMIAS APROVEITA FERIADO DE FINADOS E LEVA CAMPANHA EDUCATIVA A VISITANTES EM CEMITÉRIO DE ARAPORÃ

07/11/2018 - 14:22 Saúde

A Prefeitura de Araporã, através da Secretaria da Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica realizaram no feriado de Finados (02 de novembro) mais uma grande cruzada contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e chikungunya. A Ação aconteceu no Cemitério Santo Antônio, tendo em vista o grande fluxo de pessoas no local durante o feriado.
A ação constou de panfletagem e orientação às pessoas sobre os riscos da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito. Nas imediações do cemitério, os comerciantes de flores foram orientados a quanto ais cuidados com os vasos de plantas ornamentais e artificiais como a retirada das embalagens plásticas, utilizar vasinhos com perfurações, dentre outras medidas para evitar o acúmulo de água que favorece a proliferação do mosquito.
Os agentes de endemias levaram as informações também para os visitantes que foram ao cemitério prestar homenagem aos entes queridos.
Com a chegada do período chuvoso, a prefeitura, a secretaria da Saúde e o Departamento de Endemias reforçaram as ações de orientação à comunidade sobre a dengue e também intensificou o trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti. Esse trabalho consiste de campanhas de conscientização junto à comunidade, escolas, empresas e comércio, e na atuação em campo como a retirada em terrenos baldios e quintais de todo o material que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito.