Imagem destaque notícia ENDEMIAS LIMPA TERRENOS BALDIOS PARA ELIMINAR FOCOS DE DENGUE E OUTRAS PRAGAS

ENDEMIAS LIMPA TERRENOS BALDIOS PARA ELIMINAR FOCOS DE DENGUE E OUTRAS PRAGAS

08/08/2018 - 07:00 Saúde

A limpeza dos terrenos baldios é uma prática fiscalizada periodicamente pelo Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Araporã e essa ação tem por objetivo prevenir a disseminação de pragas e doenças e o início de focos de incêndio, tão comuns nessa época do ano. Partindo desse princípio, a prefeitura e a Secretaria da Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica reforçaram na semana passada o serviço de limpeza de terrenos baldios. Na sexta-feira (03), atendendo solicitação de moradores, a equipe técnica e os profissionais de endemias promoveram a limpeza de terrenos na Rua Osvaldo Franceschi (Rua 21). O trabalho consistiu da retirada do lixo doméstico que é dispensado de forma irregular no terreno.

A Secretaria da Saúde alerta os proprietários para a importância de manter limpos os terrenos baldios para evitar a procriação de pragas como roedores e mosquitos e a proliferação de doenças causadas por esses vetores, como a dengue, por exemplo.

Da mesma forma, as autoridades em saúde chamam a atenção da população para não descartar lixo e entulho em terrenos baldios. É importante que os proprietários responsáveis pelos imóveis baldios tomem as providências necessárias e contribuam com o Poder Público Municipal para sanar problemas de saúde que podem ser causados pela falta de cuidados básicos com o lixo e entulho. É nos terrenos baldios e abandonados que se proliferam focos de mosquito transmissor de dengue, zika e chicungunya, outros tipos de pragas, e os tão comuns incêndios nessa época do ano.

A prefeitura tem feito o trabalho de limpeza, tanto na coleta do lixo doméstico, quanto na retirada de entulho e, de forma muito especial, através das equipes de endemias

Para casos de denúncias, informações e reclamações que auxiliem na fiscalização, a Superintendência disponibiliza os números (34) 3284-9566.