A Prefeitura de Araporã, através da Secretaria da Saúde e do Departamento de Epidemiologia, deu início nessa semana ao trabalho conhecido como bloqueio contra a dengue. A ação consiste na pulverização de inseticida para combater o mosquito aedes em setores urbanos que registram suspeita de dengue. A aplicação combate o mosquito na fase adulta, eliminando assim a sua proliferação e, consequentemente, a dengue, chikungunya, zica vírus e até mesmo a febre amarela.
O bloqueio de combate à dengue com aplicação de inseticida é pontual e está sendo feito no Setor Primavera, no Centro e na Rua João Guerino, locais esses classificados por suspeita de dengue.
Em outra ação preventiva de combate à dengue, Departamento de Epidemiologia vai realizar bloqueio com pulverização de inseticida em toda a área do Centro de Eventos Chico do Pim. A ação preventiva está prevista para acontecer na sexta-feira (09), quando o local receberá milhares de foliões para a primeira noite do Carnaporã Folia. A festa segue até terça-feira (13) quando algumas dezenas de milhares de pessoas de várias estados vêm à cidade para aproveitar a maior festa de carnaval da região.
Conforme o Departamento de Epidemiologia, a forma mais eficiente de evitar os mosquitos é acabar com os criadouros, não usando o inseticida. Mas, infelizmente, nem toda a comunidade tem essa consciência.
Com o objetivo de combater o mosquito, o Departamento de Epidemiologia mantém um trabalho diário de visitas domiciliares. Nessas visitas os agentes realizam inspeções em quintais, terrenos e residências. As equipes recolhem material que possam acumular água e servir de reprodução para o mosquito e também orientam a população para manter uma rotina de vigilância de combate ao mosquito que transmite a dengue e várias outras doenças.
Cidade de Araporã
É pra você que a gente trabalha!