Imagem destaque notícia Epidemiologia realiza levantamento para medir índice de infestação de dengue

Epidemiologia realiza levantamento para medir índice de infestação de dengue

10/01/2018 - 09:00 Saúde

Durante essa semana a Prefeitura de Araporã e a secretaria da Saúde estão realizando o Levantamento de Índice Rápido de Amostra (LIRA) do aedes aegypti. O trabalho está sendo realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica, através das equipes de agentes de endemias. Consiste em uma amostragem larvária de aedes aegypti no município para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengueEssa amostragem deve ser precedida de um mapeamento e estratificação dos imóveis pesquisados.

Dessa forma, as equipes identificam os criadouros predominantes e a situação de infestação no município. Através desse levantamento, a Prefeitura e a Secretaria da Saúde direcionam as ações de controle para as áreas mais críticas.

Após o levantamento, os dados coletados serão encaminhados para a Secretaria de Estado da Saúde e dependendo da necessidade, o município poderá, com os dados em mãos, solicitar ajuda estadual e federal para combater o aedes aegypti e as doenças causadas por ele, como a dengue, chikungunya e o zica virus.

Durante o levantamento as equipes orientam os moradores a redobrarem a atenção e os cuidados de prevenção. Também recolhem materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito.