Imagem destaque notícia EQUIPE DA SEMEC CORRIGE AVALIAÇÕES DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO

EQUIPE DA SEMEC CORRIGE AVALIAÇÕES DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO

31/08/2018 - 18:22 Educação e Cultura

A Secretaria da Educação e Cultura de Araporã, através da coordenação pedagógica, está realizando a correção das avaliações do programa Mais Alfabetização. Programa do governo federal, o Mais Alfabetização é uma estratégia para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes regularmente matriculados no 1º e no 2º ano do Ensino Fundamental. Além disso, pretende contribuir para a prevenção do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano escolar, mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e fortalecimento do processo de alfabetização.Na Rede Municipal de Ensino de Araporã são submetidos às avaliações do programa alunos da Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira.
A correção das avaliações está sendo realizada pela equipe da SEMEC formada por Lucely Alves (coordenadora pedagógica) e pelos supervisores pedagógicos da Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira, Bruno Gustarelli e Maria Izabel da Silva Santos.
O Programa Mais Alfabetização foi lançado com o intuito de reverter estagnação na aprendizagem, revelada pela ANA em 2016. Os resultados do levantamento mostraram que 54,73% dos estudantes acima dos oito anos, faixa etária de 90% dos avaliados, permanecem em níveis insuficientes de leitura – aferidos como 1 e 2. Na avaliação realizada em 2014, esse percentual era de 56,1%. Outros 45,2% dos estudantes avaliados obtiveram níveis satisfatórios em leitura, com desempenho nos níveis 3 (adequado) e 4 (desejável). Em 2014, esse percentual era de 43,8.