Imagem destaque notícia EQUIPE TÉCNICA DA SAÚDE LEVA ATENDIMENTO À ZONA RURAL DE ARAPORÃ

EQUIPE TÉCNICA DA SAÚDE LEVA ATENDIMENTO À ZONA RURAL DE ARAPORÃ

22/03/2019 - 12:33 Saúde

Com o objetivo de aproximar o serviço público de saúde do homem do campo, a Prefeitura de Araporã vem levando todo aporte de atendimento da Secretaria de Saúde até os moradores da zona rural. Na quarta-feira (20) a equipe composta por enfermeira, assistente social, psicólogo, dentista, fiscal de vigilância sanitária e endemias realizou visitas domiciliares em várias regiões do município. Todo o trabalho foi acompanhado e coordenado pela secretária municipal da Saúde. Durante todo o dia a equipe técnica levou aos produtores, moradores e trabalhadores da zona rural serviços de aferição de pressão arterial, orientações de combate à dengue e outras endemias, avaliação odontológica e psicológica, orientações e distribuição de kits da saúde bucal, dentre vários outros.

Além de informar aos moradores da zona rural a rede de serviços mantidos pela Prefeitura na área da Saúde, a equipe explicou que o município de Araporã, a exemplo das demais cidades mineiras, enfrentou uma grave crise financeira na segunda metade do ano passado e que, para assegurar serviços essenciais, foi preciso fazer um replanejamento e adequações. As dificuldades impostas pela irregularidade nos repasses financeiros vindos do governo estadual para o município dá sinais de recuperação e apontam que a crise está ficando para trás. E que todos os atendimentos e serviços estão sendo normalizados. Questões pontuais, como o desligamento de médicos por motivos particulares, também estão sendo resolvidas pela administração que está finalizando o processo para contratação de um médico para o PSF3 que atende a zona rural, além da população urbana.
Na avaliação da Secretaria de Saúde, as visitas domiciliares foram extremamente produtivas, uma vez que serviu para discutir de forma tranquila e responsável, maneiras de agilizar e atender a população da zona rural de acordo com suas limitações e necessidades.
A receptividade da equipe na zona rural mostrou a satisfação da população com o atendimento prestado pelo município na Atenção Básica da Saúde, bem como nos procedimentos de especialidade. A Secretaria de Saúde garantiu que o atendimento aos moradores da zona rural será mantido e que periodicamente a equipe técnica fará as visitas domiciliares. Enquanto isso, a população tem acesso direto e imediato aos serviços e atendimentos nas unidades de saúde.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação