A equipe do Departamento de Epidemiologia e Vigilância Sanitária de Araporã participou na última quarta-feira (24) de reunião que aconteceu na cidade de Centralina da qual participaram também representantes das cidades de Itumbiara e Canápolis. O objetivo da reunião é estreitar as relações, afim de regular as ações entre os municípios participantes.
A troca de informações entre os municípios vizinhos é de extrema importância para contenção preventiva do agravo causado pelo mosquito transmissor de doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunia.
Na oportunidade foram discutidos assuntos de interesses comuns como: a distância existente entre as empresas sediadas nos municípios e o departamento de endemias; números de casos notificados das doenças mencionadas; projetos implantados e executados em cada município; realização de DIA “D” para divulgação do trabalho de combate ao vetor nas indústrias, postos de combustíveis, usinas e outras.
O Superintendente de Endemias de Itumbiara, Tom de Oliveira, salientou que “este encontro tem como objetivo maior estreitar laços, trocar informações e fazer parcerias”.
O encontro foi encerrado com a certeza de todos em ter sido o primeiro passo para que a situação de Saúde entre nossos municípios não tenham fronteiras e a esperança de termos um próximo encontro com a participação de outros municípios mineiros e goianos.
O município de Araporã esteve representado por Débora Galé Ribeiro (bióloga e diretora de Vigilância Sanitária e Epidemiológica) e Mirelle Ribeiro Quintino de Paiva (bióloga e fiscal de Vigilância Sanitária).
Cidade de Araporã
É pra você que a gente trabalha!