Imagem destaque notícia Escola Olintha de Oliveira Vale resgata Projeto Oratória

Escola Olintha de Oliveira Vale resgata Projeto Oratória

06/10/2017 - 08:34 Educação e Cultura

Com apoio da Prefeitura de Araporã, Secretaria da Educação e Cultura e Câmara de Vereadores a Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale resgatou o Projeto Oratória. O início das atividades do projeto aconteceu no mês de junho desse ano e teve sua culminância na noite de terça-feira (03) quando alunos, professores, pais e toda a comunidade foram reunidos no Teatro Municipal João Guimarães Rosa para julgamento dos dez finalistas. A abertura foi abrilhantada com apresentação de alunos e professores do Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira.

O Projeto Oratória foi trabalhado em sala de aula com todas as turmas. Dos trabalhos inscritos, vinte e um foram pré-selecionados.  Seguindo os critérios do regulamento, os dez melhores foram selecionados para a final.

O corpo de jurados avaliou os candidatos dentro de três aspectos fundamentais: voz, conteúdo e apresentação. Os três aspectos juntos reuniram critérios obrigatórios como entonação, dicção, pausas, ênfases, organização lógica, vocabulário, fidelidade ao texto, atrativo, entusiasmo, naturalidade, expressão facial, postura, apresentação pessoal, gesticulação e contato visual.

Ao final, duas alunas se destacaram e conquistaram o troféu de primeiro lugar: Yasmin Ferreira Marques Jorge, aluna do 5º ano, turma 152, da professora Zênia Mariana Guerino foi a grande vencedora do módulo Ensino Fundamental I. No Ensino Fundamental II a campeã foi a aluna Nathalia Alves, do 9º ano, turma 293, da professora Edna Vieira.

De acordo com Cristiane Maria Silva “Kiki”, diretora da Escola Olintha de Oliveira Vale, o Projeto Oratória reúne objetivos específicos, dentre os quais o estímulo à leitura e expressão oral, desenvolvimento das habilidades de liderança, persuasão e senso crítico, sendo estes fatores inerentes à vida moderna e essências para diferenciar-se no mercado de trabalho. “Além disso, o projeto estimula o estudo e reflexão sobre temas de preocupação mundial, tais como segurança, saúde, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente, educação, dentre outros. Assim, jovens estudantes, que são o futuro das nações, podem formar uma consciência crítica em relação a estes temas”, destacou.

Os primeiros colocados receberam medalha e troféu.

A meta agora é dar continuidade ao projeto, implantando melhorias para estimular os alunos à leitura e à descoberta de novos horizontes.

É pra você que a gente  trabalha!