Imagem destaque notícia Espaço de Música revela talentos para Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

Espaço de Música revela talentos para Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

24/11/2017 - 16:25 Ação Social, Habitação e Defesa Civil

Cinco alunas de Araporã foram aprovadas para fazer parte de projeto do governo goiano

Criado em 2009 como um projeto social, o Espaço de Música Ermelindo Ferreira de Oliveira segue dando bons frutos e conquistando importantes espaços. Cinco alunas do Espaço de Música, mantido pela Prefeitura de Araporã, foram selecionadas e vão participar do projeto Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Mantido pelo governo do Estado de Goiás o projeto consiste de uma extensão da Orquestra de Goiás na cidade de Itumbiara e conta com 176 alunos.

O Espaço de Música Ermelindo Ferreira de Oliveira é mantido pela Prefeitura de Araporã e conseguiu emplacar cinco alunas violinistas com idade entre 10 e 14 anos. As alunas participaram de uma seleção que contou com mais de 300 candidatos.

O Projeto Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás integra a Rede Orquestra e é responsável pela maior apresentação clássica erudita da região, fazendo da programação festiva de final de ano na cidade de Itumbiara. Os ensaios para a apresentação natalina terão início nessa próxima segunda-feira (27). Para que as alunas participem dessa nova caminhada, a Prefeitura de Araporã está disponibilizando todo apoio necessário, incluindo transporte e os ensaios no espaço de Música.

Enquanto isso as alunas seguem ansiosas e entusiasmadas, afinal, trata-se de uma oportunidade ímpar para os primeiros passos rumo à vida profissional. A apresentação de natal que representa a culminância do projeto vai acontecer na segunda quinzena de dezembro.

Elyssa Lima Mendonça tem 10 anos de idade e há cinco meses participa do Espaço de Música. Ela vai dividir o palco com as colegas Larissam Silva Sales Souza, também de 10 anos e há quatro meses no projeto; Ester Elias Patrício (11), há um ano violinista do projeto; Izadora Nascimento Rocha (12) e há 2 anos no projeto; e, por fim Melina Jhulia, de 14 anos e que há 1 ano participa do projeto social do Espaço de Música Ermelindo Ferreira de Oliveira, todas alunas do professor Marcelo Fernandes Ferreira.

Contando com 201 alunos, o Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira atende crianças, adolescentes e adultos com aulas gratuitas de iniciação musical de instrumentos e canto coral. O projeto é hoje uma vitrine de oportunidades que revela e lapida talentos, talentos esses que começam a ser exportados para outros projetos levando o nome de Araporã e mostrando o trabalho desenvolvido pelos professores do Espaço de Música.

No projeto, os alunos podem optar pelas modalidades de violão, sopro, flauta, violino, bateria, guitarra, contra baixo, teclado, acordeon, piano, viola, coral infantil, coral juvenil e coral adulto. É um projeto social que não tem nenhum custo para os alunos. A estrutura nasceu da parceira entre a Prefeitura e a Eletrobras Furnas (Usina Hidrelétrica Itumbiara).

A equipe é composta pelos professores Yago Silva Lourenço (violão), Eli Ferreira (bateria, kajon), Cleber Carvalho (saxofone, flauta), Matheus Felipe de Freitas (violão), Elias Ferreira (contra baixo, viola e guitarra), Cristiano Faria (teclado e acordeon), Marcelo Fernandes Borges (violino) e Neusa Alves Raulino (coral). O Espaço de Música é coordenador por Eleide Alves Ribeiro.

Canta Natal

Toda equipe (diretiva, professores e alunos) estão trabalhando com afinco ultimando os ensaios para a edição 2017 do Canta Natal que encerra as atividades desse ano do Espaço de Música Ermelindo Ferreira de Oliveira. A apresentação vai acontecer no dia 07 de dezembro, no Teatro João Guimarães Rosa, em Araporã.