Imagem destaque notícia Gestão pública apresenta balanço de receita e despesa referente ao exercício de 2017

27/02/2018 - 16:56 Administração

Contas da prefeitura apresentam superávit de R$ 7,9 mi

Em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Prefeitura de Araporã realizou na segunda-feira (26) audiência pública para prestação de contas do exercício de 2017. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença dos secretários Cílio Vargas Ferreira (Finanças), Eliane Santana Martins (Juventude, Esporte e Lazer) e Geraldo Adriano Costa (Obras e Infraestrutura Urbana), dos diretores Francisco de Assis (Transportes) e Jordana Inácio (Habitação), além de servidores da prefeitura. A audiência foi comandada pelo contador Dayber Gonçalves Vieira (Conduta Assessoria e Consultoria), auxiliado por servidores do Departamento de Contabilidade. Atendendo à lei, o município realiza audiência a cada quadrimestre do ano para apresentar à comunidade e órgãos fiscalizadores as metas fiscais do período.

Conforme o balanço, no ano passado, entre janeiro e dezembro, a Prefeitura de Araporã teve uma receita corrente líquida de R$ 56.255.473,08. No mesmo período as despesas correntes somaram R$ 48.307.469,42. Confrontando receita com despesa as contas da prefeitura registraram superávit de R$ 7.948.003,66. A maior despesa do município foi com pessoal e encargos sociais que representaram 43,68%. Com a folha de pagamento e encargos a prefeitura gastou R$ 24.574.078,16.

Na educação, os investimentos consumiram 31,85% da receita. Ao aplicar R$ 17.675.525,92 dos recursos no ensino, o município superou (em muito) os 25% preconizados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em valores reais o governo municipal aplicou R$ 3.802.294,12 a mais do que determina a lei.

A área da saúde também recebeu recursos superiores ao que determina o governo federal. Em 2017 a prefeitura aplicou R$ 10.499.947,97, o que correspondeu a 18,92% da sua receita líquida, ou R$ 2.176.008,89 a mais do que determina a LRF.

Ao analisar os relatórios, a prefeita Renata Cristina Silva Borges disse que os resultados atingidos demonstram, de forma clara, a busca irrestrita ao cumprimento de todas as metas e princípios de gestão fiscal responsável prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal e a manutenção do equilíbrio fiscal do município de Araporã

A prefeita destacou também que a administração de trabalha de forma ética, responsável e transparente, respeitando um criterioso planejamento que objetiva promover o desenvolvimento de todos os setores da cidade, levando bem estar e qualidade de vida à população. “Esses resultados expõem com clareza o esforço do atual governo com a disciplina fiscal e a importância da gestão dos recursos públicos.