Imagem destaque notícia GOVERNO ANUNCIA LIBERAÇÃO DA PENTAVALENTE, MAS AS DOSES NÃO CHEGAM À REGIONAL DE SAÚDE

15/01/2020 - 10:06 Saúde

No ano passado os municípios brasileiros enfrentaram problemas com o abastecimento dos estoques de vacinas preconizadas no calendário vacinal do Ministério da Saúde, como a Rotavirus, Pentavalente, DTP e até a BCG, dentre outras. Enquanto faz chamamento para a população vacinar, na contramão, o governo federal não consegue abastecer os estoques e assim garantir a imunização contra doenças antes mantidas sob controle justamente por conta das campanhas públicas de vacinação.
Nas primeiras semanas desse ano a situação não está diferente. O Ministério da Saúde anunciou a liberação de 1,7 milhão de doses da vacina Pentavalente que garante a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite causada pela bactéria haemophilus influenzae tipo B (responsável por infecções no nariz e garganta). A vacina deve ser aplicada no segundo, no quarte e no sexto mês de vida dos bebês.
No entanto, as doses ainda não foram disponibilizadas para a Superintendência Regional de Saúde, da qual faz parte o município de Araporã. E a população segue sem ter acesso à vacina.
Na última segunda-feira (13) a Secretaria de Estado da Saúde emitiu Memorando-Circular nº 8/2020/SES/SUBVS-SVE-DVAT-CI orientando os Núcleos de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, bem como Superintendências Regionais de Saúde e Núcleos de Atenção Primária à Saúde a substituir a vacina Pentavalente pela vacina DTP, justificando a irregularidade no abastecimento durante o ano de 2019. A DPT imuniza crianças contra a difteria, tétano e coqueluche.
A medida paliativa sugerida pela Secretaria também enfrenta dificuldades de ser acatada pelas Regionais de Saúde e pelos municípios da SRS Uberlândia, tendo em vista que a vacina também está em falta. Na última Circular emitida pelo Ministério da Saúde em outubro de 2019, o órgão reconhece a dificuldade em abastecer o estoque da vacina:
“... Vacina difteria, tétano e pertussis - DTP: Afim de garantir o estoque estratégico nacional não foi possível atender à demanda dos estados. A carga recebida está aguardando a análise pelo INCQS...”. – Inciso 3 do OFÍCIO CIRCULAR Nº 105/2019/SVS/MS.
Ciente da gravidade da situação e da importância da imunização para garantir saúde à população, a Secretaria da Saúde de Araporã vem cobrando insistentemente dos órgãos responsáveis a regularização na distribuição das vacinas, enquanto aguarda a liberação de lotes das vacinas Pentavalente e DTP, além da Rotavírus que integra nesse momento a lista de preocupações das autoridades em saúde de Araporã e outros municípios mineiros.