Imagem destaque notícia Governo do Estado atrasa repasse de ICMS e Prefeitura de Araporã deixa de receber R$ 2,3 milhões

22/12/2017 - 16:35 Administração

O Governo de Minas Gerais ainda não repassou aos municípios mineiros as parcelas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Esse repasse deve acontecer toda terça-feira, mas as prefeituras ainda não receberam a sua fatia do bolo referente às parcelas dos dias 12 e 19 de dezembro. Com esse atraso, a Prefeitura de Araporã deixou de receber mais de R$ 2,3 milhões do ICMS.

A preocupação da administração municipal é que o atraso no repasse venha prejudicar o plano de trabalho projetado para o primeiro ano do governo, refletindo diretamente no andamento das obras já iniciadas e até mesmo na reavaliação de investimentos futuros. Obras como a canalização do Córrego Alvorada e a construção do Lago do Bem Viver estão sendo realizadas com recursos municipais.

A situação só não é mais preocupante por que desde o mês de janeiro, a atual gestão trabalhou com os pés no chão, conseguindo economizar ao longo desse ano. Mas se o atraso persistir, as contas futuras podem sofrer um grande impacto.

Segundo a prefeita Renata Borges, o governo municipal vem conseguindo cumprir obrigações com a folha de pagamento, fornecedores e várias outras despesas urgentes graças às medidas de contenção adotadas desde o início da gestão. Mas ela alerta: “se a situação continuar, nós gestores públicos vamos enfrentar grandes dificuldades no cumprimento do nosso plano de governo. E isso nós não queremos. Precisamos da sensibilidade do senhor governador para que olhe para nós e nos repasse aquilo que nos é de direito”, salienta a prefeita.

A expectativa das prefeituras mineiras é que o Governo do Estado cumpra a promessa de repassar para os municípios as parcelas que estão atrasadas até o final desse mês.