Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia GRUPO DE PSICOLOGIA REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO MÊS DEDICADO À LUTA ANTIMANICOMIAL

GRUPO DE PSICOLOGIA REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO MÊS DEDICADO À LUTA ANTIMANICOMIAL

31/05/2019 - 15:35 Saúde

O mês de maio é dedicado à luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, tendo o dia 18 como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em Araporã, a Secretaria da Saúde por meio da Atenção Primária elaborou um calendário especial de ações para chamar a atenção da população para importância da saúde mental. Com ações a serem desenvolvidas durante todo o mês de maio, a Secretaria da Saúde e a Atenção Básica da Saúde realizaram treinamento para as equipes dos PSFs. O treinamento ministrado pela psicóloga Camila Danielle teve como tema a abordagem à saúde mental e envolveu os profissionais da área de enfermagem e os agentes comunitários de saúde.

Considerados a porta de entrada dentro da atenção primária à saúde, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram capacitados a identificar distúrbios, proceder abordagem e o encaminhamento de demanda para o setor de Saúde Mental do município. A partir daí, a equipe técnica adota os protocolos de avaliação e o encaminhamento que cada caso requer. O acompanhamento pode ser individualizado, terapia em grupo, ou ainda encaminhamentos para atendimento especializado junto ao Centro de Atenção Psicossocial de Tupaciguara. Essa atenção dos ACS com a saúde mental será uma ação desenvolvida diariamente durante as visitas domiciliares realizadas pelas equipes de cada microrregião (PSF 1, PSF 2 e PSF 3) e coordenada pela Atenção Básica tendo como suporte técnico os psicólogos das UBS.

Outra ação desenvolvida pela Atenção básica com abrangência à saúde mental é o atendimento em sala de espera. Com esse projeto, a equipe técnica das três unidades de PSF realizam abordagem aos pacientes que aguardam atendimento, levando informações e esclarecimentos sobre os distúrbios e a importância da saúde mental. Essa é uma oportunidade também para a comunidade conhecer a rede de atendimento e de serviços colocada à disposição dos pacientes. Além da abordagem, o atendimento em sala de espera promove dinâmicas e palestras que ajudam a população a quebrar a barreira do preconceito e da resistência que ainda existem em torno do assunto.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação

 

Últimas notícias