Imagem destaque notícia ÍNDICE FIRJAN: ARAPORÃ TEM O MELHOR DESEMPENHO REGIONAL NA GESTÃO FISCAL

ÍNDICE FIRJAN: ARAPORÃ TEM O MELHOR DESEMPENHO REGIONAL NA GESTÃO FISCAL

11/03/2020 - 10:17 Finanças e Planejamento

A cidade de Araporã tem a melhor gestão fiscal entre as Prefeituras da região. É o que aponta os dados de 2018 do Índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) divulgado recentemente e que avaliou as contas de 5.337 municípios de todo o Brasil.
Construído com base em dados fiscais oficiais, o índice é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.
Resultados superiores a 0,8 ponto indicam “Gestão de Excelência”. De 0,6 a 0,8 ponto o município é avaliado como “Boa Gestão”, enquanto de 0,4 a 0,6 como “Gestão em Dificuldade” e resultados inferiores a 0,4 ponto aponta “Gestão Crítica”. O quesito Gastos com Pessoal não foi consultado na cidade.
Araporã apresentou 0,7338 de pontuação geral, ou seja, classificada como Boa Gestão. Nos itens liquidez e autonomia, por exemplo, a cidade apareceu com nota máxima de 1.000 pontos. No indicador investimento apresentou a nota 0,9352, considerado Gestão de Excelência em todos os quesitos.
Os dados apontam que Araporã ocupa a 34ª posição no Estado de Minas Gerais e 463ª posição entre os municípios brasileiros, à frente de cidades mineiras importantes, como Uberlândia, Uberaba e Belo Horizonte.