Notícia

Imagem destaque notícia Juninão da Alegria recebe grande público em Araporã para dois dias de festa

Juninão da Alegria recebe grande público em Araporã para dois dias de festa

Nos dias 8 e 9 de junho a Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Educação e Cultura (SEMEC) realizaram o Juninão da Alegria. Alunos dos CEMEIS e escolas das redes municipal e estadual de ensino e os funcionários da prefeitura tiveram a missão de apresentar dois dias de quadrilha e mostrar muita alegria na programação do evento que aconteceu no Centro de Eventos Chico do Pim. A prefeita Renata Cristina Silva Borges e a secretária da Educação Cristiane Maria da Silva acompanharam todas as apresentações, assim como os secretários, vereadores e a comunidade araporense.

O primeiro dia da festa reuniu apresentações dos alunos do CEMEI Antônio Rabelo, Maternal III com o tema São João na Terra da Alegria.

A segunda unidade de ensino a se apresentar foi o CEMEI Professora Erotildes Silva Menezes. Alunos dos maternais II e III apresentaram Sanfoninha Choradeira e Caminho da Roça e Da Abóbora faz Melão.

A Escola Lápis de Cor levou para o juninão da alegria uma grande quadrilha com alunos das turmas 041, 042, 045, 046, 051, 052, 053 e 057.

Alunos dos 1º e 2º anos matutino e vespertino da Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira apresentaram uma bela quadrilha com o tema Fogo na Botina e conseguiu levantar o público.

Os alunos dos 5º e 6º anos da Escola Olintha de Oliveira Vale apresentaram uma quadrilha tradicional que teve como tema Santo Antônio Ajuda Eu.

O primeiro dia da festa foi encerrado com apresentação do grupo Forró Swingou que teve a missão de manter a animação do público.

Segundo dia

Treze apresentações marcaram o segundo dia da festa, que teve também a coroação dos reis, rainhas, príncipes e princesas.

A primeira unidade de ensino a abrir as apresentações foi o CEMEI Professora Erotildes Silva Menezes que levou para a festa três apresentações. Sai Preguiça foi a primeira apresentação que teve como protagonistas alunos dos maternais I (turmas 011, 012 e 013). Na sequência, os alunos do maternal III (turma 031) não deixaram o ritmo cair com a apresentação Tamborete de Forró e Sebastiana. A última apresentação do CEMEI ficou por conta dos alunos do maternal III (turma 033) que dançaram o ritmo Eu só quero um Xodó.

Na sequência, o CEMEI Antônio Rabelo levou para a festa duas apresentações. A primeira foi a Dança do Espantalho protagonizada pelos alunos do maternal II, da professora Solange. Logo em seguida, entraram em cena os alunos do maternal II (professoras Maria Leni, Daniela e Joselita) que apresentaram o tema Capelinha de Melão.

A Escola Lápis de Cor ficou responsável por duas apresentações. Com a coreografia Mix de Alegria, os alunos das turmas 043 e 044 abriram a apresentação da escola para, em seguida, as turmas 054, 055 e 056 comandarem o espetáculo com a apresentação Countrys da Alegria.

Durante as apresentações aconteceu a coroação do rei, rainha, príncipe e princesa da Escola Lápis de Cor. Jean Carlos Cândido Filho, aluno da turma 043 foi coroado Rei, enquanto que Sophia Caroliny Santos de Almeida (turma 053) ficou com a coroa de Rainha. Em seguida, Enzo Gabriel Ribeiro da Silva (turma 055) e Maria Eduarda Souza Silva (turma 056) ficaram com o título de príncipe e princesa.

Os alunos da Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira ficaram responsáveis por duas apresentações. A primeira delas foi um pancadão apresentado por alunos dos 3º e 4º anos. Na sequência, os alunos dos 2º, 3º e 4º anos apresentaram um pout pourri. A escola também coroou seu rei, rainha e princesa.

A coroa de Rei ficou com o aluno Luiz Felipe Gomes Ferreira (turma 132). A aluna Alice Luciano Silva Carrijo foi corada Rainha (turma 113), enquanto que o título de princesa ficou com a aluna Nikoly Gleice de Lima Ferreira (turma 144).

A Escola Olintha de Oliveira Vale levou para o Chico do Pim duas apresentações, sendo a primeira comandada por alunos dos 5ºs anos e, a segunda, quadrilha maluca apresentada por alunos dos 7º, 8º e 9º anos.

A organização da festa abriu espaço para a premiação de dois alunos da Escola Olintha de Oliveira que mantém parceria com a Clínica Orthodontic, localizada em Itumbiara. Através dessa parceria é desenvolvido o Projeto Lição Sorriso do qual alunos participam do concurso cultural promovido pela empresa. Dois alunos da unidade de ensino foram contemplados, através de sorteio, e cada um recebeu um fone de ouvido. Na categoria desenho, foi premiado o aluno Atos Manoel Oliveira Pereira. Na categoria redação, a aluna Isadora do Nascimento Rocha foi o destaque da escola e também recebeu da Clínica Orthodontic um fone de ouvido.

Com uma apresentação surpresa, os alunos da Escola Estadual Mário Sidney Franceschi encerraram o desfile de alegria apresentado pelas escolas.

A missão de fechar a quadrilha ficou por conta da apresentação dos Mió di Bão. Composta por funcionários da prefeitura, prestadores e colaboradores, a quadrilha teve como puxadora a prefeita Renata Borges que deu o tom da apresentação.

Na oportunidade a prefeita agradeceu a toda equipe de trabalho pelo empenho na organização e realização do Juninão da Alegria e, em especial, aos diretores escolares, professores, alunos, pais e parceiros que abrilhantaram o evento com as apresentações.

O segundo dia da festa foi encerrado com apresentação do cantor Nando Moreno que levou uma grande multidão ao Centro de Eventos Chico do Pim.

Estrutura

A festa junina realizada pela Prefeitura de Araporã é um dos grandes eventos temáticos da região. Atrai público de várias cidades da região e cresce a cada ano. Para atender com dignidade o grande público, a prefeitura disponibiliza uma grande estrutura com praça de alimentação, sanitários, equipes de apoio organizacional. A Praça de alimentação fica a cargo das barracas das escolas que não economizam em criatividade, originalidade e alegria oferecendo ao público um cardápio variado em comidas e bebidas. Esse espetáculo é complementado pelo show pirotécnico (queima de fogos), fogueiras, barraca da pescaria, dentre várias outras atrações.

Só é possível graças à parceria com a Câmara de Vereadores, Polícia Militar e o envolvimento de todos os órgãos do governo municipal.

 Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!