Imagem destaque notícia MAIS COLETA MENOS DENGUE

MAIS COLETA MENOS DENGUE

25/10/2021 - 18:40 Agropecuária e Meio Ambiente Educação e Cultura

Qual a importância da separação e a destinação correta do resíduo doméstico? Que importância a escola tem no processo de formação de cidadãos conscientes e preocupados com a preservação do meio ambiente? Essas perguntas podem ser respondidas pelo projeto Mais Coleta Menos Dengue, onde está sendo desenvolvido no município de Araporã em parceria com a Prefeitura e as Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAGRO) e Secretaria da Educação e Cultura (SEMEC). Alunos dos quartos anos da Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira foram escolhidos para fazer parte do projeto que tem por objetivo conscientizar sobre a importância da coleta seletiva, que tem início na separação do lixo doméstico e termina com a destinação correta do resíduo produzido pela comunidade no Parque Sanitário.

De cunho educativo, no ambiente escolar, o projeto mostra aos alunos como deve ser feita a separação do resíduo doméstico. Através da Associação de Catadores Amigo do Meio Ambiente (Estação + Ar), esse resíduo passa a fazer parte da coleta seletiva num trabalho realizado pelos agentes da cooperativa. No Parque Sanitário, esse material é separado e destinado de forma correta. O material reciclável é destinado à venda (gerando renda para muitas famílias e diminuindo impactos negativos na natureza), enquanto que o rejeito é levado para as valas de descarte de forma controlada e que não agrida o meio ambiente.

Todo esse processo pôde ser acompanhado pelos alunos dos quartos anos da Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira que, no dia 20 de outubro de 2021 realizaram uma visita ao Parque Sanitário. No local, eles foram recepcionados pela prefeita, pelas secretárias da SEAGRO e da SEMEC e pela equipe técnica que opera o Parque Sanitário. Ali, eles conheceram todo o processo de tratamento do lixo que é realizado pelo município, desde o trabalho de coleta seletiva até a destinação do resíduo.