Imagem destaque notícia Mais de 10 toneladas de carcaça de pneus é retirada do aterro

Mais de 10 toneladas de carcaça de pneus é retirada do aterro

23/02/2017 - 21:15

Preocupada com a questão ambiental, a Prefeitura de Araporã está desenvolvendo projeto para adequar o aterro controlado do município, dando destinação correta ao lixo doméstico e resíduos sólidos. Um grave problema identificado no aterro logo nos primeiros dias da atual gestão foi a destinação incorreta que era dada às carcaças de pneus. Sem nenhum controle ou planejamento, esse rejeito das borracharias era descartado no aterro. Com aval da Prefeitura de Araporã, a Secretaria de Meio Ambiente firmou parceria com uma empresa da cidade de Goianésia (GO) que assumiu a responsabilidade de retirar as carcaças de pneus sem nenhuma despesa para os cofres públicos. Na quarta-feira, 22, dentro da programação do mutirão de limpeza, a Secretaria de Meio Ambiente acompanhou a retirada de mais de 10 toneladas de carcaças de pneus no aterro e em terreno no Setor Liberdade. Segundo o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Carlos Pântano, com a parceria, a empresa Pneus Neto ficará responsável pela retirada das carcaças de pneus sempre que houver demanda. Ele informa que o aterro controlado não vai mais receber o descarte pneus e que as borracharias e empresas geradoras desse material serão responsabilizadas de dar o correto destino e condicionamento das carcaças até que sejam coletadas pela empresa. Com um pouco de esforço e boa vontade, a Prefeitura de Araporã, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos conseguiu resolver dois problemas de uma única vez: encontrou uma forma de dispensar um grande volume de carcaças de pneus e ainda colaborar com a saúde e a qualidade de vida da população, uma vez que os pneus descartados de forma incorreta - a céu aberto – servem como criadouro para o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e chikungunya.     Cidade de Araporã É pra você que a gente trabalha!