Meio Ambiente retira árvores que representam riscos para a população

17/03/2017 - 21:23

Retirada dos exemplares será compensada pelo plantio de espécies adequadas para calçadas e áreas urbanas O Conselho do Meio Ambiente do Município de Araporã autorizou a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos a retirar quatro árvores da espécie Ficus localizadas na Rua Antônio Rabelo. A medida foi tomada depois que a Secretaria de Meio Ambiente protocolou requerimento de morador daquela área preocupado com a saúde das árvores e com o dano que poderia ser causado com a queda de uma espécie daquele porte. Por medida preventiva, o Conselho do Meio Ambiente solicitou um minucioso estudo técnico que comprovou que os exemplares representavam riscos para a população. Além de apresentar comprometimento nos troncos, as árvores situavam na calçada de uma área urbana de grande movimento, como via com intenso tráfego, área residencial, espaço de lazer (Centro de Lazer Antônio Rabelo) e próximo à Feira Livre que acontece nas terças e sextas-feiras e recebe grande número de público. A preocupação das autoridades ambientais do município ficou ainda mais evidente quando as fortes tempestades dos últimos meses derrubaram grandes árvores sobre casas e veículos na cidade vizinha de Itumbiara, causando danos e prejuízos à comunidade e ao poder público, além de levar riscos à vida daquela população. O plantio da espécie Ficus é indicado para parques e fazendas, tendo em vista seu grande porte, podendo chegar a 40 metros e a imponente e impenetrável copa. Em muitas cidades brasileiras, o plantio ornamental da espécie é proibido, devido a destruição que árvore causa. Suas raízes podem danificar calçadas, tubulações, asfalto, comprometer edificações. Já a copa representa riscos para a fiação. Embora a espécie seja protegida por lei, a sua retirada pode ser deliberada e autorizada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, desde que apresente riscos à população, como ficou comprovado pelos laudos técnicos. Enquanto isso, outros pontos estão sendo mapeados pela Secretaria de Meio Ambiente e, se comprovando o risco, outras espécies poderão ser retiradas, preservando assim a vida e a integridade da população. Para compensar a retirada das quatro árvores, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Araporã está concluindo projeto para plantio de mudas de espécies apropriadas para calçadas e áreas urbanas. É importante destacar que nos dois primeiros meses do ano, a Secretaria do Meio Ambiente plantou várias mudas em diferentes setores da cidade e que, através do Viveiro Municipal, dispões da produção de mudas para plantio na urbana e doação a produtores rurais.   Cidade de Araporã É pra você que a gente trabalha!