Imagem destaque notícia Ministério do Esporte valida credenciamento de Araporã para programas esportivos

18/12/2017 - 16:32 Juventude, Esporte e Lazer

O município de Araporã termina o ano de 2017 com três propostas validadas pelo Ministério do Esporte para implantação de programas social voltados para a área esportiva que vão beneficiar toda a comunidade. Através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, a Prefeitura de Araporã habilitou o município para a seleção pública para o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), Projeto Seleções do Futuro e, por fim, Programa Segundo Tempo.

O credenciamento para o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) já foi aprovado e publicado no Diário Oficial da União e aguarda apenas a liberação dos recursos federais. O PELC foi criado em 2003 e tem por finalidade desenvolver uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades de esporte recreativo e de lazer da população. A proposta prevê a instalação de oficinas de pilates para adultos, hidroginástica para idosos, xadrez para crianças e recreação adaptada para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Outra proposta do município que recebeu sinal positivo do Ministério do Esporte foi o Programa Seleções do Futuro. A proposta foi aprovada em primeira fase pela Comissão de Avaliação de Projetos. O programa vaia atender oficinas de futebol (masculino e feminino). O programa atender crianças e jovens com idade entre 6 e 17 anos.  Para ser aprovada, a proposta precisa passar por três etapas.

Por fim, o município foi aprovado também na primeira fase de avaliação para implantação e desenvolvimento do Programa Segundo Tempo Padrão. Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, o programa visa democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente, daqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social.

Esse programa tem três fases de avaliação. O credenciamento do município de Araporã foi aprovado na primeira e na segunda etapa. A última etapa consiste na divulgação e homologação das propostas.

Ao pleitear os programas do Ministério do Esporte, a Prefeitura de Araporã buscar ampliar a rede de atendimentos que hoje é ofertada pelo município.